Viver Agora.
Como sabem tenho dedicado grande parte deste ano ao estudo. Ainda quero falar um pouco mais destas coisas - e em detalhe - já que são mesmo várias formações e tenho recebido muitas perguntas.
Hoje enquanto fazia scroll no meu álbum do telemóvel à procura de uma foto, cruzei-me com esta - que hoje partilho, e lembrei-me de uma das maiores dificuldades de assimilação com que me deparei num dos cursos. Não falo da assimilação ou compreensão do conceito - eu entendo-o muito bem - falo sim da capacidade de o pôr em prática. Falo do Mindfulness, uma ferramenta fortíssima, especialmente para quem sofre com ansiedade. Em todo o caso devo e tenho de reconhecer que me sinto muito mais forte e capaz. Em todo o caso... quantos de nós não se perdem a sofrer com o passado ou em angustia com o futuro? A conclusão é básica : não aproveitamos devidamente o tempo presente. Um tempo em que muito possivelmente não existiria nenhum tipo de sentimento negativo, angustiante ou frustrante. Perdemos a capacidade de viver o agora, a capacidade de viver o momento. Não só porque a nossa mente é fortissima e nos leva constantemente para o passado e para o futuro, mas também porque vivemos cada vez com mai stress, metas e comparações.
Se vos puder deixar algum desafio ou mensagem nesta recta final de ano é precisamente esta. Que consigam encontrar uma forma - dentro de vocês mesmos - de viver o agora e esquecer angustias do passado ou ansiedades com o futuro. É a maior arma para o bem estar mental! <3