Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Uma Carta Ao Pai da Minha Filha :

19.03.18 | Ana Gomes

 

365BD541-7FBB-4743-8BB9-10CCA437BCE9.jpeg

 

 

 

Uma carta ao Pai da minha Filha.

 

O primeiro Dia do Pai será sempre especial. E o primeiro Dia do Pai é aquele momento em que um bebé nasce - e nascem uma Mãe e um Pai - e estamos perante um turbilhão de sensações em que aquilo que imaginámos durante meses se torna real. 

Quem já passou por este momento sabe que tudo se esquece e tudo se pensa. Como naquelas imagens dos filmes em que vemos a vida toda em flashback. Naquele momento aquele pequeno ser é a nossa vida toda. 

Depois o tempo encarrega-se de nos mostrar que temos uma responsabilidade gigante sobre aquele coração pequenino que bate tão depressa. Nem sempre nos mostra isso da maneira mais doce ou mais confortável. Mostra-nos nas escolhas e opções que temos de fazer e nas exigências que aqueles seres -  enormes em sentimento - nos fazem. 

A nossa menina pequenina devolve-nos sempre em triplo aquilo que fazemos por ela. As noites em branco, os planos que cancelamos ou o esforço extra que fazemos nas rotinas do dia-a-dia. Desmancha-nos com um sorriso ou com a loucura que nos recebe depois de algum tempo sem nos ver - sejam horas ou minutos. Para ela somos uma luz especial e mal ela sabe que é uma galáxia inteira nos olhinhos cor de azeitona. 

 

Não consigo ainda - e já passou algum tempo - medir ou qualificar este amor que tenho por ela. E não duvido que contigo seja exactamente a mesma coisa. E ver-vos de fora? Uma explosão! Não dá para ter ciume de uma cumplicidade tão boa - ok... só um bocadinho às vezes. Lembro-me de pensar que iria ser duro dividir a atenção... mas nunca pensei que fosse mais duro abdicar da atenção dela do que daquela que lhe dás. 

 

E acredito que mais do que o caminho que fizermos juntos - a dois - o mais importante para ela será o caminho que fizeres com ela. Sabes... tens o azar de eu ter tido um Pai do caraças. E acredito que aprendemos por exemplo e repetição. O meu padrão é elevado e não espero que sejas menos para ela. As brincadeiras no banho, as musiquinhas que lhe cantares, aquilo que lhe ensinares - desde os livros aos carros - e até todas as vezes que a levares à bola: ela não se vai esquecer! E o pior... é que te vai procurar em todas as pessoas com que se cruzar. Também são importantes os ralhetes - desde que justificados - e é importante que te veja a tratar bem todas as pessoas... para que repita esse comportamento todos os dias da sua vida. Acredita : ela vai-se lembrar de TUDO. Ao mesmo tempo a forma como me tratares será o padrão dela para aquilo que é o normal nas relações. Sejamos ou não um casal! Mesmo que as relações tenham dias difíceis, mesmo que a paciência se esgote e mesmo que os caminhos se separem é importante que o respeito ( e respirar fundo muitas vezes ) esteja sempre presente. 

 

Quando nasce um bebé o mundo vira-se do avesso. E deixamos de estar no centro do Universo para passarmos a ser os cuidadores de um bilião de estrelas. E se ela é o centro do teu mundo... é bom que a segures sempre com firmeza. 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.