Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Rubrica RFM - Top 5 - Dicas Para Ser Empreendedor

23.05.19 | Ana Gomes

Female-Entrepreneur-1200x565.jpg

 

 

 

Estamos numa era em que ser empreendedor é mais valorizado do que nunca. Na realidade cada vez existem mais lugares que permitem o desenvolvimento de projectos e ideias, para lá do nosso local de trabalho. Desde co-works, até incubadoras de projectos e passando por pequenos-almoços para troca de contactos, existe de tudo! E também existem muitas dicas e sugestões, depois de ler bastante sobre o assunto, decidi compilar 5 ideias práticas que vos podem ajudar a activar o empreendedor adormecido... Afinal de contas... é muito provável que tenhas uma ideia que adoravas por em prática mas... não sabes muito bem por onde começar, certo? 

 

5 - Assumir um Compromisso. 

É fulcral que possamos assumir o compromisso e a responsabilidade com o nosso projecto. Quanto mais não seja para respeitarem o tempo que vão investir nos vossos projectos. Tendemos a não ser tão comprometidos com as acções secundárias - e muitas vezes as ideias são consideradas isso mesmo - mas basta que olhemos para elas de outra forma, para ser mais simples assumir o compromisso. 

 

4 - Formar uma Boa Rede de Contactos.

Hoje em dia faz-se muito pouco sem contactos. Não falo de cunhas : nada disso, aliás... longe disso! Falo de conhecer pessoas nas mais diversas áreas. Para isso muitas vezes é necessário sair da nossa zona de conforto, começar por procurar grupos nas redes sociais, e finalmente passar à acção e participar em eventos ou encontros de empreendedores. Nunca sabemos se a pessoa que trabalha ao nosso lado não tem a peça que nos faz falta para colocar o projecto a andar.

 

3 - Investir em Formação. 

É muito fácil hoje em dia um conteúdo estar desactualizado. Mas a forma de nos mantermos actuais é igualmente facilitada. Trocar os tempos mortos, ou investidos em conteúdos "vazios", por boas horas de formações online, vídeos formativos ou mesmo... um regresso ao banco da escola, ou do atelier. 

 

2 - Trabalhar a Auto-Confiança. 

A ideia não é que se tornem pessoas insuportáveis. Todos nós conhecemos alguém que é tão confiante que chega a ser inconveniente, certo? Mas não é nesse sentido! É muito importante que estejamos confiantes dos nossos objectivos, dos nossos projectos e acima de tudo confiantes de que somos capazes de executar aquilo a que nos propomos, e mesmo que nãos sejamos capazes de o fazer na totalidade, pelo menos temos a capacidade de delegar e de procurar as melhores soluções. 

 

 

1 - Ser Persistente.

Que é totalmente diferente de ser teimoso, ou até inconveniente. A persistência é um dos pontos mais difíceis de agarrar, exige que possamos reagir bem a adversidades e que aceitemos que as coisas podem nem sempre correr como planeado, ou até... demorar muito mais do que seria suposto. E significa essencialmente que tentaremos sempre que as coisas aconteçam nos tempos programados! Persistir nas boas práticas e persistir na procura do melhor caminho. 

 

TU CONSEGUES! 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.