Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Rubrica RFM - Top 5 - Dicas Para Ser Mais Ecológico.

14.09.17 | Ana Gomes

6a129a9475c87d9718c2f44e8bfcb88b.jpg

 

 

 

 

Lembram-se quando eram mais pequenos e nos estavam sempre a ensinar na escola que devíamos fechar a torneira quando escovávamos os dentes, ou quando nos ensaboávamos? Pouco ou nada se falava de consciência ambiental, mas já nos davam dicas preciosas de como é importante preservar o meio ambiente. 

 

Ser "verde", "ecológico" ou consumir "orgânico" até pode ser uma moda... mas pelo menos é uma moda consciente que tem um bom impacto no ambiente. 

 

Na Rubrica de hoje partilho convosco um top 5 de dicas para serem mais amigos do ambiente. Tudo coisas fáceis, práticas e que podem - mesmo - fazer a diferença. 

 

5 - Consumir produtos da época e com produção local. 

 

Já pensaram que de quanto mais longe for o produto... mais impacto ambiental teve o seu transporte até nós? É este tipo de raciocinio que vale a pena exercitar e tentar olhar para a etiqueta do produtor e priveligiar os produtos que são produzidos em Portugal e em especial numa área perto da nossa área de consumo. Quanto mais próximo, menos impacto ambiental houve no seu transporte. 

 

4 - Ter sempre um saco de pano na bolsa ou no carro. 

 

As superficies comerciais tentaram educar os consumidores ao cobrar os sacos para transporte de produtos. Criaram ainda - como alternativa - uns sacos mais resistentes que podem ser utilizados várias vezes : estes são também uma opção... mas não vale comprar um cada vez que vamos às compras porque nos estamos sempre a esquecer do nosso em casa. A sugestão do saco de pano pretende ir ainda mais longe : em qualquer superficie comercial, desde o café onde vamos comprar o almoço até loja onde compramos "fast fashion" deveríamos dispensar os sacos de papel ou plástico e optar pelo nosso próprio saco. Já existem várias versões : algumas até com frases ou padrões bem divertidos. 

 

3 - Consumir de forma consciente. 

 

Em todos os aspectos! Desde a compra de comida - que pode resultar em desperdicio alimentar - importa ter uma boa dispensa de produtos "secos" e conservas e ir comprando os frescos e pereciveis à medida das nossas necessidade. O mesmo se aplica à roupa mas com outra lógica : o consumo desenfreado provoca uma sobrecarga na industria que procura responder às nossas "necessidades". 

 

2 - Dispensar os plásticos. 

 

Nas suas mais diversas formas! Muitas vezes aceitamos um copo sem necessidade ou mesmo uma palhinha - que é tão desnecessária na maioria das vezes - o plástico acaba por ser um material prático para transporte : porque é leve. Mas tem um impacto ambiental pesadissimo! Optem por utilizar garrafas reutilizaveis de vidro, por exemplo. 

 

1 - Preferir produtos orgânicos. 

 

Em todas as áreas de consumo, desde a alimentação aos tecidos que compõem a nossa roupa. Mas é também importante que o tipo de produtos de limpeza e higiene que utilizamos sejam biológicos ou amigos do ambiente. São pequenos gestos em produtos que usamos de forma repetida nas nossas rotinas e que podendo minimizar o impacto são escolhas mais apropriadas. 

 

Ah... e não se esqueçam do velho conselho de desligar a torneira entre ensaboadelas ;) 

 

864488d6b0a7bc1476cdc08491cbe326.jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.