Rubrica RFM - TOP 5 - Dicas Para Combater o Stress.
O Stress é um tema recorrente nestas dicas. Mas porque o nosso principal objectivo é extermina-lo! Dar-vos as melhores dicas - e as que mais sentido possam fazer para a vossa vida - para que a cada dia se sintam melhor, mais felizes e certamente : menos stressados. E desta vez não vamos só ensinar a melhorar a respiração : há dicas bastante desafiadoras... mas que podem mesmo fazer a diferença.
5 - Proteger a Vida Afectiva.
E sem dúvida separá-la do contexto laboral. A ideia é que não levemos os problemas das nossas relações para o trabalho e que essencialmente deixemos os problemas do trabalho fora do ambiente familiar. Naturalmente que isto nem sempre é possível : há momentos complicados em que não conseguimos ser de ferro e não expressar algumas emoções. Mas as coisas do dia-a-dia, os pequenos percalços não devem chegar a casa ou ao trabalho.
4 - Caminhar!
Muitas vezes fazer pequenas pausas, activar a circulação e sair da zona de desconforto podem melhorar consideravelmente os níveis de stress. Não só porque nos fazem sair - literalmente - do espaço que nos stressa, mas também porque ao activarmos a circulação acabamos por de certa forma "distrair" o nosso corpo, fazendo-o concentrar-se nesta nova tarefa.
3 - Organizar e Estabelecer Objectivos.
Temos de ser mais razoáveis connosco. Quantas vezes não é a nossa falta de organização ou de estabelecer regras que nos faz sentir stressados. Estabelecer objectivos razoáveis, construir uma planificação que nos permita gerir as nossas tarefas e incluir actividades de lazer que nos ajudam a balançar as emoções.
2 - Não ser demasiado detalhista.
Sei que para certas pessoas é praticamente impossível viver sem dar atenção a tudo. Mas quantas vezes não são "pequenas coisas" que nos tiram do sério e que nos estragam um dia? Concentrarmo-nos nas coisas erradas, pensar demasiado em pequenas coisas que tantas vezes não podemos alterar, são pequenos actos que podem arruinar totalmente a nossa forma de estar ou aproveitar o dia. Não sugiro que sejam totalmente "baldas" só que... relaxem um pouco mais.
1 - Identificar a Fonte de Stress.
Quantas vezes nos sentimos stressados e achamos que sabemos o que se passa - ou o que nos faz sentir assim - mas na realidade... o que muitas vezes acaba por efectivamente mexer connosco são pequenos detalhes que até podemos mudar. Por exemplo : há situações em que stressamos porque marcámos demasiados compromissos e está totalmente do nosso lado adiar ou cancelar alguma coisa.