Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Rubrica RFM - TOP 5 - Dicas Para Combater o Aquecimento Global.

20.06.19 | Ana Gomes

4aecde0edf6a8dc4160394a71690acb5.jpg

 

 

 

Esta semana a divulgação da capa da TIME chamou-nos a atenção. Não só por ter uma figura portuguesa na capa, mas também por se focar numa das principais problemáticas deste século : O Aquecimento Global. 

As reacções foram unânimes, partilhas, questões... mas no final do dia, há alguma coisa que possamos fazer para tentar minimizar a situação? Sim, há! Muitas dessas coisas já foram aqui faladas nesta rubrica, mas não necessariamente associadas ao Aquecimento Global e às alterações climatéricas. 

 

Hoje partilhamos convosco 5 dicas simples, 5 mudanças que podem fazer já! E façam-nas, pelo planeta, que no final do dia somos todos nós. 

 

5 - Escolher Electrodomésticos com boa eficiência energética. 

Quando nos dirigimos a uma superfície comercial os electrodomésticos estão marcados com a classe energética. E regra geral os mais económicos são também aqueles que têm um preço mais convidativo. O investimento inicial é menor, mas o gasto com energia é maior, o que acaba por encarecer o produto a longo prazo. E claro : consecutivamente, mais gasto energético significa mais impacto no planeta. 

 

4 - Reparar em Vez de Trocar. 

Quantas coisas estragadas temos em casa e substituímos antes de reparar? Cada vez mais a sociedade sugere que façamos as coisas desta forma. É mais rápido e causa menos transtorno. Isto aplica-se a quase todos os objectos com que nos relacionamos. O tempo que usamos a reparar acaba por ser considerado um desperdício, mas a verdade é que reparar em vez de deitar fora, diminui não só o impacto ecológico como o reduz o novo consumo ( e tudo o que isso implica ). 

 

3 - Reduzir o Consumo de Carne. 

Não sugiro que se tornem vegetarianos se não se identificarem com esta corrente alimentar. Mas os dados são gritantes e foram disponibilizados pela Organização Mundial de Saúde, consumimos muito mais carne do que aquela que produzida de forma natural, acresce ainda a quantidade de gases emitidos para a atmosfera associados ao processo de produção e consumo. Assim variar as refeições e as fontes de proteína é uma óptima forma de começar a ajudar o planeta. 

 

 

2 - Utilizar ao Máximo a Iluminação Natural e Desligar as Luzes.

Gestos simples como trocar as lâmpadas de casa por opções mais amigas do ambiente, desligar as luzes nas divisões que não estão a ser utilizadas e escolher extensões com opção de desligar todos os aparelhos da corrente, são pequenas acções que podemos melhorar no nosso dia-a-dia. Cada ponto de luz faz diferença, todos os dias! 

 

1 - Reduzir, Reciclar e Reutilizar. 

E acima de tudo ser um exemplo para os mais pequeninos, as coisas que fazemos desde sempre e são parte da nossa rotina, mantêm-se de forma natural. Assim, se ensinarmos desde cedo os miúdos a reciclar e a cuidar do planeta, este tipo de conselhos passará a ser uma forma natural de estar na vida! :) 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.