Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Receita - Lasanha Vegan.

02.03.19 | Ana Gomes

FC76338F-60B6-47B8-9CF4-390494734527.jpeg

AD670E90-051D-4F87-BC4C-69BBA224475E.jpeg

Partilhei há umas semanas a lasanha que fiz com a Vitória - a minha grande companheira de cozinhados - e os pedidos de partilha de receita foram muitos. 

Não há aqui grande ciência, apesar de ter improvisado toda a receita pode ser igual a outras mil. E porquê uma lasanha? Porque fui ao supermercado nesse dia e encontrei umas placas de lasanha de farinha integral em promoção. Sim... sou esse tipo de pessoa. :o Esta lasanha pode ser totalmente vegan se não utilizarem queijo normal para gratinar, já que estas placas de lasanha só tinham mesmo farinha ( e não ovo, como é comum em algumas opções ). 

 

Vamos à receita? 

 

INGREDIENTES 

2 Curgetes Bio 

4 Cenouras Médias Bio 

200g de cogumelos frescos Bio 

Passata de Tomate Bio

Sal 

Pimenta 

Curcuma (opcional) 

Cominhos 

_______________________________

Folhas de Massa de Lasanha

____________________________

Leite Vegetal

Farinha de Arroz

Óleo de Côco

Noz Moscada 

Sal 

Pimenta 

 

______________

Queijo Ralado Vegan ( podem utilizar queijo normal se a vossa intenção não for fazer a receita vegan ). 

 

 

Numa frigideira aqueci um pouco de azeite com cebola e alho, deixei refogar enquanto raspava duas curgetes e 4 cenouras médias, juntei este legumes ao refogado e umas 200g de cogumelos laminados, deixei cozinhar e juntei passata de tomate bio e temperei com sal, pimenta, cominhos e curcuma.

Enquanto isto fiz o molho branco! Com leite de aveia, farinha de arroz, um pouco de óleo de côco, sal, pimenta e noz moscada. Relativamente à receita tradicional - que leva manteiga e leite de vaca - convém ajustar os temperos já que o leite vegetal é - por norma - mais doce! As quantidades que usei foram a olho, mas ficam aqui quantidades médias para uma dose de molho branco vegan : uma chávena de chá de leite para 2 a 3 colheres de sopa da farinha. Ajustar as quantidades se necessário. Levar ao lume até levantar fervura e ir mexendo sempre até ter aquela consistência grossinha. 

 

Montar uma lasanha é fácil! Certo? :) No caso da massa que comprei não exigia pré-cozedura, por isso coloquei num tabuleiro untado com azeite uma camada de massa, seguida de uma camada da mistura de vegetais e cogumelos, depois o molho branco e mais uma de massa e etc, igual à anterior. Terminei com uma camada de massa, molho branco e queijo ralado vegan. 

Depois levei ao forno cerca de 35 minutos. Ficou DIVINAL! 

Se preferirem uma versão low carb podem trocar a massa por tiras de curgete, mas nesse caso dispensaria a curgete na mistura com a cenoura... podem colocar por exemplo espinafres ou até mesmo couve! O facto de ter ralado a cenoura e a curgete teve o objectivo único de acelerar o processo de confecção. :) 

 

Bom apetite! 

Se testarem a receita digam se gostaram :) 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.