Que Dezembro não nos engorde.
Sobreviver a Dezembro sem engordar é uma tarefa... complicada.
A menos que bloqueiem a vossa vida social e não aceitem convites para jantares e encontros que acontecem - invariavelmente - à mesa.
Eu tenho uns truques!
Se os jantares forem tarde como sempre alguma coisa antes. Ou uma sopa ou um iogurte com fruta. Chegar a qualquer sitio com apetite faz com que acabemos por comer muito mais do que seria razoável.
Se o jantar é em casa de amigos : levo o meu jantar! Claro que faço sempre uns disparates mas são menores do que se toda a refeição for fora do que como normalmente!
Exemplo : Ontem tive um jantar e na realidade eu não sabia o que o anfitrião ia cozinhar. Levei uma embalagem de clara de ovo para além dos "mimos" que levamos por "cortesia"! No nosso caso : pão, queijo, vinho e uns bombons.
O jantar foi risotto de cogumelos e para mim fiz uma omelete de claras.
No caso do jantar ser num restaurante opto pela táctica da proteína + legumes e não dispenso o meu copo de vinho. Os hidratos? Entram no pedaço de pão que me apetecer come ( se me apetecer comer ).
E se a sobremesa acaba por ser um desejo irreprimível... então tento encontrar alguém na mesa que esteja disposto a partilhar. Peço logo o café e vou provando o doce com a colher do café ( doses mais pequeninas ).
O dia seguinte pode ser uma verdadeira tortura : principalmente se comemos alimentos e/ou quantidades diferentes das habituais. Por isso começo por beber um chá diurético ou adequado para o figado e compenso com refeições mais leves e carregadas de vegetais.
E mesmo que o tempo para os treinos seja reduzido - entre eventos natalícios, encontros de família, compras de presentes e organizar a consoada - tento ir ao Holmes Place quando a agenda me dá um tempinho livre.
Muito importante : tentar não sentir um peso demasiado grande na consciência.
Mas isto são as minhas tácticas... há umas bem mais equilibradas e fora partilhadas neste post pel 'A Nitricionista. Basta seguir o link ;)