O Porto? É incrível! Diria mesmo Impressionante.
O Porto era uma cidade que me era completamente indiferente.
Por vários motivos. Essencialmente por não conhecer a cidade. O segundo porque a primeira vez que lá fui foi para ir ao teatro ( em visita de estudo ) estava um dia para lá de feio e eu era uma adolescente vidrada no regresso a Lisboa - na altura estudava nas Caldas.
Voltei várias vezes ao Porto. Sempre em trabalho e num toca e foge de quem quer regressar no mesmo dia. Até que o Portugal Fashion me "obrigou" a parar por três dias... e a curiosidade foi crescendo.
Digamos que a exportação de Portistas(portuenses) para Lisboa é maravilhosa, na medida em que, os que conheço e que cá vivem são mesmo boas pessoas. Quis o tempo e as viagens que me apaixonasse pela cidade e que as memórias que traga sejam agora outras... muito diferentes do trabalho ou da visita de estudo.
São as pessoas. É a Rua Miguel Bombarda. É a Ribeira e a Foz. As pontes. São os restaurantes e os mercados bons. São as Galerias, o Piolho, o Parque da Cidade, São Bento e os Clérigos. Serralves e a Casa da Música. É até Matosinhos! E se os croissants do Henrique de Carvalho são bons... o bolo de chocolate do Apetites é melhor. São os cozinhados da Elisa e do Henrique. E as lições que o António nos ensina. É a Rita e os "meus" sobrinhos que são uma delicia, e a maneira tão quente que têm de me receber sempre. É claro.. o Nuno.
É a Diana... que é um "porto" de abrigo. E a Sara, que é das melhores pessoas que o "outro lado" da cidade me deu a conhecer na VIDA.
Por isso não me espanta que tenha sido eleito o Melhor Destino Europeu de 2014.
E também não me espanta que ontem à noite um excelentíssimo senhor do Norte me tenha espetado isto no chat do facebook :