Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Formação Yoga Para Bebés e Crianças - Yoga Family.

18.06.19 | Ana Gomes

CE87D27E-AE1A-49D3-A53E-9FC11A5CF0C9.jpeg

 

11194D28-2E18-48F8-B4A7-0B6DEC5DFCDF.jpeg

 

D71C64F6-8074-495D-AD0D-25A7ED1FB4AD.jpeg

 

Uma das melhores decisões que fiz o ano passado foi voltar a investir em formação. 

Não é que ligue a titulos, ou a diplomas, mas adoro aprender. Sobretudo : gosto de conhecer outras pessoas com os mesmos interesses que eu. Adoro o processo de crescimento, de descoberta, a partilha de experiências. Enfim : acho sempre que o que aprendemos na formação é complementado com o que absorvemos das pessoas com quem temos o prazer de partilhar a experiência. Isto pode nem sempre ter um reflexo positivo : não temos de nos identificar com toda a gente. Mas alguma coisa aprendemos sempre. Sempre! :) 

 

Depois de vários anos a adiar a matricula, acabei por me inscrever no curso de Health Coaching do Institute For Integrative Nutrition,  durante todo o processo somos muito motivados a procurar outras áreas de interesse complementar. E foi nessa altura que achei que o curso de Yoga poderia ser uma boa escolha para mim, pratico Yoga há muitos anos, vivo de acordo com vários principios associados à prática e sei quão transformador pode ser. Em todo o caso, nesse momento da minha vida, estava mais virada para a alimentação associada às familias ( principalmente crianças )  e por isso comecei a procurar cursos de Yoga para Bebés. Pesquisei algumas escolas e contactei três, sendo que a Yoga Family - dirigida pela Filipa, uma mulher fascinante - foi aquela que mais me fez sentido : tinha um curso a começar em breve e um detalhe diferenciador : depois do meu primeiro contacto a Filipa ligou-me passado pouco tempo e falámos durante muitoooo tempo. Quando digo imenso tempo, digo que falámos mais de uma hora. A Filipa explicou-me tudo sobre o curso, pediu-me que falasse um pouco sobre mim, falámos sobre ela (  e sobre o seu percurso impressionante ) e decidi que aquele era o meu caminho. A Filipa também achou que era. E deixou-me logo a nota : mesmo que eu não viesse a ser professora de Yoga para crianças, numa sala de aula fechada, eu iria levar aqueles ensinamentos e transformar a vida de outras pessoas. Era um porta de entrada, e era ela que me estava a mostrar onde ficava. 

 

Seguiram-se várias horas intensas de formação, e um grupo fora de série, com quem ainda hoje mantenho contacto. Nunca tive o objectivo primário de dar aulas, apesar de já o ter feito, mas aquilo que aprendi naquela sala foi transformador a vários níveis. Passei a pensar e a encarar a maternidade de outra forma, o papel transformador que as várias terapias podem ter nos bebés ( nomeadamente o conforto fisico depois de diferentes tipos de parto ) , a importância da Shantala e da reflexologia. Como as diferentes posturas de Yoga pode melhorar o comportamento das crianças, como a forma como se expressam e se comportam podem dizer tanto sobre traumas... enfim! Um mundo. Um mundo de conhecimento que parece ser infinito e que a Filipa domina, como parece dominar o conhecimento sobre o "outro". Ao mesmo tempo que aprendiamos e absorviamos conhecimento, parece que nos descobriamos, com a ajuda da Filipa, sempre tão perspicaz e sensível. 

 

Acho que o Mestre acaba sempre por moldar a forma como pensamos na prática. E esta formação foi mais que um manual ( super útil e completo, by the way ). foi também toda a partilha, todos os momentos em que interagimos com o grupo e com os nossos receios, medos e inseguranças. 

 

Filipa, Obrigada pela tua partilha. Por seres um poço de Amor e conhecimento. E que nos permitas aprender sempre tanto contigo. Com toda a tua dose saudável de loucura e humor! NAMASTÉ! 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.