Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

#Faceforgreen o movimento sustentável que quer contagiar os festivais.

14.05.16 | Ana Gomes

 

faceforgreen.png

 

Estamos a menos de uma semana do primeiro grande festival de Verão em Portugal! Eu ADORO festivais e faço sempre os possíveis para ir. 

Consigo-me lembrar de mais de 20 coisas positivas nos festivais mas há sempre uma que me deixa "meio amarga". Já reparam na quantidade lixo que é produzido? A infinidade de plástico, a falta de cuidado... enfim! 

Este ano a Sociedade Ponto Verde iniciou um movimento por uma atitude mais sustentável, e se pratico esta filosofia no meu dia-á-dia é óbvio que gosto de a ver ampliada para o âmbito dos festivais. 

 

 

Como surge o movimento? 

 

Todos os anos Portugal recebe centenas de artistas em mais de 150 festivais espalhados pelo País. Com todas as coisas boas que os festivais nos dão, muitas vezes é esquecido o impacto ambiental que causam, como o lixo produzido, mas também as emissões de dióxido de carbono de trazer os artistas até cá e pela produção de grandes quantidades de energia para alimentar sistema de som e luzes.

 

Este ano, o objectivo é que seja dado o primeiro passo de algo diferente, para que possa haver uma mudança da parte da organização dos festivais. Milhares de pessoas vão ser convidadas a apoiar esta causa e a pintar a cara de verde nos festivais e nas redes sociais, partilhando as suas fotos através do Hashtag #faceforgreen.

 

Desafios a ter em conta para Festivais mais Verdes:

  • Reduzir o consumo de energia e aumentar a utilização de fontes de energia renováveis
  • Reutilizar os materiais das estruturas dos Festivais
  • Utilização de materiais recicláveis
  • Promover a reutilização de materiais dentro dos Festivais, combatendo o desperdício
  • Aumentar a percentagem de reciclagem e utilização de lixo orgânico para compostagem
  • Promover a utilização do transporte público, utilização de bicicleta e car-sharing para reduzir as emissões de CO2
  • Reduzir a pegada carbónica do Festival, compensando o que não puder ser evitado
  • Promover a sustentabilidade social: integração de minorias e de pessoas com necessidades especiais. Criação de mais espaços para pessoas com mobilidade reduzida.

 

Podem explorar todas estas informações e a campanha no site : http://www.faceforgreen.com/hm.html e ainda fazer upload de uma foto e testar a "tinta verde" numa aplicação dinâmica que existe dentro do site.

 

Acho mesmo importante espalhar a palavra e acima de tudo transportar esta atitude consciente para o nosso dia-a-dia. Se conseguirmos contagiar mentalidades num evento de massas estamos a dar um passo gigante, certo?! 

 

Confesso... este é o único motivo pelo qual alguma vez pintaria a cara de verde ;) 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.