Cadernos de Viagem By American Tourister. Viagem a NY - 1.
Aqui estou eu em mais uma viagem decidida em cima da hora!
Vim sem planos e sem um motivo particular.
A verdade é que a primeira vez que vim a Nova York vinha completamente indiferente e mal aterrei fiquei apaixonada pela cidade. Sabia que queria voltar e assim que a oportunidade apareceu... agarrei-a!
O Tiago tinha que vir ver um carro e decidimos juntar o útil ao agradável e prolongar a estadia. Encontrámos um voo barato ( 500€ ) e nem pensámos duas vezes.
Na realidade encontrámos outro voo ainda mais económico : 360€ mas não era um voo directo e confesso que com a gravidez estava um pouco receosa - o cansaço e as várias horas nos dois voos foram determinantes para optar pela opção do voo directo. Nesta altura do ano os voos são mesmo caros ( a proximidade do Natal pesa imenso já que a cidade leva o espírito mesmo a sério ).
O factor gravidez também teve um peso determinante na viagem : Com o passar do tempo fazer uma viagem grande começa a ser complicado, já tinha pensada uma viagem para o Brasil em Janeiro mas a ideia ficou por terra por causa dos vírus que estão a "atacar" as grávidas e os bébés. Então estava a ficar um pouco ansiosa : a realidade é que ADORO viajar e até então trabalhava precisamente por poder viajar e não ter grandes preocupações. Claramente que sendo realista a perspectiva está a ser alterada e o ideal é aproveitar agora para não "stressar" com isso depois :) Este principio do segundo trimestre é mesmo a altura perfeita para viajar, os enjoos já ficaram lá atrás, há mais energia e a barriga ainda não "atrapalha". Claro que me sinto muito mais cansada do que anteriormente, claro que tenho muito menos predisposição para algumas coisas, e sim... tenho bastante fome o que acaba por ser uma despesa acrescida ahaha mas a verdade é que dá para aproveitar!
Trouxe duas malas de viagem - da American Tourister - uma maior e outra tamanho normal de cabine. A pequenina veio praticamente vazia ( para podermos levar alguma coisa que comprássemos ) e a maior vinha cheia com a nossa roupa: camisolonas e meias para além dos básicos de higiene e roupa interior. Como me disse o meu amigo Nelson : Vai estar muito frio! Tragam roupa bem quente e esqueçam lá isso de ser fashion : recado anotado.
No avião cuidados redobrados: collants de compressão ( usei umas que comprei na loja ELA no Oeiras Parque e que me foram recomendadas para estes casos ) , roupa larga e muito confortável, beber bastante água e levantar-me várias vezes durante o voo para caminhar. Levei também alguns snacks para comer durante o voo já que fome é uma constante: uma banana, fruta desidratada e frutos secos.
Antes de viajar para os Estados Unidos é necessário tratar do ESTA ( um visto especial que é pedido online e fica pronto no máximo em 48 horas ). Fui eu que tratei de tudo o que foi necessário para a viagem e nem reparei que no meu formulário o meu nr de passaporte estava errado ( numa das 5 vezes em que aparece... ) resultado... não consegui fazer o check-in. Fiquei SUPER nervosa, apetecia-me tudo menos ficar em terra, mas os assistentes de terra da United Airlines ajudaram-me a manter a calma e a fazer uma nova requisição online e a autorização por sorte foi dada no mesmo segundo! Muita atenção a esta questão do ESTA : o meu visto foi aprovado mesmo com aquele lapso no formulário, ou seja, eu estava mesmo descansada e achava que tinha tudo o que era necessário para embarcar. Outra coisa : este visto custa 14 dólares. Percebi que tinha sido enganada da primeira vez: paguei 80 dólares.... Por isso ESTE é o site correcto onde devem fazer o pedido .
O voo correu bem, estive o tempo todo a ver filmes e séries, e quando aterrámos nem perdemos tempo nenhum no controlo de passaporte ( da última vez demorei mais de duas horas ), quando estávamos à espera da bagagem pousei a minha mala no chão e vi um cãozinho super querido a vir na minha direcção, até que percebi que vinha acompanhado de um policia e que o cão tinha encontrado algo "proibido" na minha mala. Momento de pânico nr 2 : eu não tinha nada ilegal ( que soubesse... ), mas na realidade a minha mala estava no chão e podiam-me ter metido alguma coisa sem eu ver. Afinal era só uma banana.... É proibido entrar no país com fruta! Bastou deixá-la no controlo de fronteira e ver toda a bagagem revistada para entrar finalmente no país.
Muito frio, um comboio e um metro depois e estávamos em Astoria para deixar as malas em casa do meu amigo.
No primeiro dia nem fomos a Manhattan : demos uma volta pelo bairro e fomos jantar a um restaurante grego maravilhoso! Esta é uma das particularidades deste bairro de Queens : imensa cultura grega.
Claro que com os horários todos trocados acabámos por adormecer muito cedo e acordar de madrugada. Mas não perdemos tempo : duche, agasalhar bem, e sair para a cidade. Pelo caminho comprámos um Bagel e um café e fomos a comer no metro.
Escolhemos a saída da 5ª Avenida ( mesmo ao lado do Plaza Hotel e do Central Park ) e fomos descendo. Não vim com o espírito de compras, nem com a ansiedade de ir aos pontos turísticos porque fiz tudo isso da última vez. Adoro inspirar-me a ver montras, observar as pessoas, parar nos cafés, andar pelas ruas, absorver as tendências e o espírito da cidade. Só tinha um objectivo : ver a árvore de Natal do Rockefeller Center.
Claro que a meio do passeio não resisti e fiz umas comprinhas na Baby GAP mas... como resistir?
Passámos em Times Square, vimos algumas lojas, fomos até à árvores de Natal e acabámos por interagir com um projecto solidário da Lady Gaga de inclusão social : Share Kindness Experience.
Andámos quase 17 Kms até decidir voltar a casa para deixar os sacos e sair para mais uma voltinha pelo bairro e jantar.
Na quinta-feira saímos para Chinatown, Little Italy e Soho. O tempo tem vindo a ficar mais frio a cada dia que passa e é duro andar na rua! A sensação térmica são de 4 graus negativos mas é o vento que complica mesmo.
O Soho é o meu bairro preferido e ficámos grande parte do tempo a passear por aqui. Mas mal saímos do metro em Canal St ( para caminhar entre Chinatown e Little Italy ) dei de caras com o showroom da Glossier - uma marca de beleza que sigo desde o principio - e que não fazia ideia que ficava ali : tinha aberto há três dias! Pontaria ;)
Quando estávamos a pensar voltar a casa o meu amigo Nelson ligou-me e fomos à Happy Hour do Classic Car Club, um espaço restrito em Manhattan para um grupo de "afiliados" que têm o culto dos carros clássicos. Voltámos para Astoria já perto das 22h e fomos a um restaurante Peruano incrível! Felizmente não tinha muita fome porque foi duro resistir aquele ceviche.
Tínhamos planeado ir a Brooklyn de carro com o Nelson mas tivemos uma peripécia com o vidro na noite anterior e teve de ir para reparar. Ainda esperámos algumas horas durante a manhã, mas o carro só ficou pronto no periodo critico do trânsito e fomos fazer um Brunch numa cadeia de panquecas super conhecida : IHOP - International House of Pancakes. Comi umas panquecas de red velvet que estavam divinais... e fiquei mal disposta o resto do dia! Nem queria acreditar, como é que uma coisa que me sabia tão bem me tinha deixado tão mal disposta. Já nem sei dizer se valeu pela experiência ahahah. Mas estava com tanta vontade de provar as panquecas dos Diners que ia acontecer de qualquer maneira. ;)
Seguimos para a cidade de metro e fomos a um evento de motos no centro de congressos - Javits Center - e caminhámos uns kms até Times Square para aproveitar a energia da cidade durante a noite, claro que ver a árvore de Natal do Rockefeller Center com o espectáculo de luzes na 5ªAvenida é uma experiência totalmente diferente!
Para o jantar escolhemos um restaurante de RAMEN: porque Nova York é isto mesmo, uma grande mistura de culturas! ;)
E agora temos mais dois dias e meio pela frente que iremos dividir entre trabalho e passeio! Ah... e o jogo do Benfica com a comunidade portuguesa: porque sim.. isto também é conhecer um país!
*Estes cadernos de viagem são escritos com o apoio da American Tourister.
Podem saber mais sobre a marca nas seguintes plataformas :
Ou nos hashtags : #AmericanTourister #MyAtStyle