Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Bolo de Maçã e Canela - Perfeito Para Crianças.

04.09.19 | Ana Gomes

 

 

DA484F8B-92B8-4EDE-9F8F-E9B6728B7D0C.jpeg

 

 

Regressei agora de uma semana de "férias" no Algarve.

Passei o ano todo a sonhar com esta semana, com miúdos e amigos graúdos em que tudo se resume a lutar pela sobrevivência das crianças e a tentar dar uns mergulhos sem ter um dos pequenos pendurados. 

Brincadeiras à parte também se cozinha bastante! Tivemos dois aniversários nesta semana ( um deles uma celebração de uma comemoração antiga e outro efectivamente na data ) e fiz um bolo de maçã totalmente improvisado para os miúdos poderem cantar os parabéns e comer uma fatia de bolo. Como sabem não sou muito apologista de grandes quantidades de açúcar para os mais pequenos, por isso este bolo - na sua essência - não é muito doce... nada doce na realidade! Mas se quiserem fazer uma versão um pouco mais docinha, sem alterar a lista de ingredientes - basta que aumentem a quantidade de açúcar! Vale? 

 

Na hora de colocar o bolo na forma, percebi que não havia forma de bolo. Usei uma tarteira e ficou com um aspecto delicioso de tarte fingida de maçã. Vamos à receita? Bom Apetite! 

 

4 Maçãs Médias 

1 chávena de farinha de trigo integral

1 chávena de farinha de aveia 

3 colheres de sopa de óleo de côco 

1 chávena de leite vegetal ( uso normalmente aveia ou arroz )

3 colheres de sopa de açúcar de côco 

4 ovos ( ou ovo de linhaça, uma colher de sopa de linhaça moída, para duas colheres de água morna, deixar hidratar - neste casa 4 colheres de sopa de linhaça moída e 8 colheres de sopa de água ) 

1 colher de chá de fermento 

1 Pitada de Sal 

Canela a Gosto 

Mel ou Açucar de Côco 

 

 

Preparação :

Bater os ovos com o leite, o açúcar e o óleo de côco se usarem ovos "normais" podem bater as claras em castelo e juntar no final da receita. Juntar as farinhas, o sal, o fermento e uma colher de sopa de canela, bater o bolo vigorosamente até a massa fazer bolhas ( nesta fase podem juntar delicadamente as claras em castelo ). Numa forma untada colocar metade da massa, e fazer uma camada com parte das maçãs fatiadas, nesta camada podem polvilhar com mais canela e um pouco de açúcar, deitar a restante massa e repetir o processo com as maçãs laminadas no topo, podem dispor de forma circular, ou criar um desenho para os miúdos ( adoram sempre ), depois devem colocar mais açúcar e canela, ou cobrir com uma camada generosa de mel ou xarope de agave. 

 

Levar ao forno pre-aquecido durante 40 minutos a 180 graus, controlando a partir dos 30 minutos :) 

 

Como referi a massa em si não é mesmo doce! :) 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.