A Alimentação e a Maternidade - 2 - Dra. Iara Rodrigues
A minha segunda consulta com a Dra. Iara Rodrigues correu mesmo muito bem.
Como vos expliquei neste post senti muita empatia e senti-me mesmo compreendida na primeira consulta e creio que isso foi meio caminho andado para o "sucesso" deste processo. Depois há outra coisa que acho fundamental , falamos a mesma linguagem alimentar, não há criticas pelo facto de não comer carne : há alternativas.
Ate à consulta estava a correr tudo lindamente com a gravidez e com o ganho de peso : no total - e em 29 semanas - tinha ganho apenas 3 kg e aumentado uns cms na zona abdominal e inclusive reduzido na zona da anca. Para além disso a retenção de líquidos - que vive em mim.. - estava equilibrada : ou seja, para quem tem um historial como o meu estava tudo sob controle : nada de tornozelos inchados, ou edemas mais chatos.
Digo "até à consulta" porque tenho perfeita noção que o paradigma mudará significativamente agora que estou deitada mais de 23h por dia! Mas tudo se resolverá :)
Vamos ao que interessa. Com o avançar da gravidez comecei a sentir mais fome, tinha inclusivamente de me levantar depois de jantar para comer mais qualquer coisinha. Tenho dito, por brincadeira, que achava que sabia o que era ter fome ( ou apetite, como quiserem ), mas que na realidade só descobri o que isso era com a gravidez. Então a pessoa acaba de comer e nem meia hora depois sente todo um vazio? E nem é um vazio existencial... é mesmo um vazio no estômago! A solução foi fácil de encontrar, fazer mais um lanche e fazê-lo com alimentos mais substanciais! Comer - por exemplo - uma tosta de salmão, ou uma tosta de atum! Dessa forma iria com menos fome para o jantar e comendo a mesma dose de sempre... tinha menos fome depois!
E funcionou!
O melhor de tudo é que saí da consulta munida de receitas! Almôndegas de Tofu, pizza saudável, oopsies, brownies de batata doce, chips de couve, imensos smoothies e sumos verdes e o banana bread - que fez imenso sucesso por aqui. Tenho imensas receitas para testar o que fazem com que a alimentação não tenha de ser nada aborrecida!
É claro que desde que estou deitada e em repouso que alterei um pouco os hábitos alimentares. Estranhamente tenho muito mais fome - talvez por andar menos ocupada - mas tento fazer refeições muito pensadas e com boas doses de proteína para não ficar - ainda mais - molinha :)
Hoje fiz as seguintes refeições :
Pequeno-Almoço :
Banana Bread - 2 fatias
Taça de "café" solúvel com leite de aveia ( batido até fazer espuma )
Almoço :
Arroz integral, lentilhas, abacate, couve e cenoura salteadas. Temperado com molho de soja e sementes tostadas
1 laranja pequena e 3 nozes
Lanche :
Batido de Manga com Leite de Arroz Linhaça e Sementes de Cânhamo ( inteiras para mastigar )
4 Galetes de Milho
Ainda não sei ao certo o que vou jantar mas será certamente uma sopa e eventualmente alguma proteína :)
Tenho bebido sempre uma infusão de Camomila, Funcho e Valeriana para dormir melhor e fazer bem a digestão.
Atenção! Se estivesse com a minha vida "normal" e super activa faria outra refeição a meio da manhã e pelo menos 3 lanches :) Como estou deitada tenho-me tentado controlar!
Ah! E caso tenham ficado a babar para a pizza e até tenha sido a imagem que vos trouxe até aqui... deixo-vos uma adaptação da Receita de Pizza Saudável de Couve-Flor da Dra. Iara :
Ingredientes :
1 Couve Flor
1 Dente de Alho
1 Colher de Sopa de queijo parmesão light ou 2 colheres de sopa de Aveia em Farinha
1 ovo inteiro batido
1/2 Chávena de Chá de Mozzarela Light
3 Colheres de Sopa de Molho de Tomate ( de preferência Bio )
Sal, Oregão e Mangericão a gosto
Na adaptação junto alguns extras como : Beringela Laminada e Cebola Roxa Fatiada Grosseiramente
Como fazer :
Pré-aquecer o forno a 180º
Triturar a Couve-Flor num processador e transferir para um pano para retirar o excesso de àgua.
De seguida colocar uma taça e juntar o alho, sal, oregãos, queijo parmesão e o ovo batido e misturar muito bem - esta será a massa de pizza.
Colocar a massa numa forma de pizza e levar ao forno por 20 minutos.
Retirar do forno e colocar o molho de tomate, a mozzarella e caso queiram colocar alguns extras este é o momento! Levar de novo ao forno para gratinar o queijo e cozinhar os restantes ingredientes.
Retirar do forno, colocar o mangericão e servir imediatamente! :)
Para informações sobre consultas podem enviar e-mail para info@iararodrigues.com, caso queiram marcar basta ligarem para o 21 011 6410 ou 93 474 8192