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A Melhor Amiga da Barbie

Estou irritada com a ENDESA.

28.11.13 | Ana Gomes

Tenho muitas dúvidas que este post, como qualquer outro vá mudar o que quer que seja. 

 

 

Mas se alguém desse lado estiver a "ler" pelo menos terá aqui um exemplo e poderá ponderar antes de decidir. 

 

Sou a favor da concorrência, acho extremamente eficaz para o consumidor que as empresas se vejam desafiadas a melhorar, a adaptar e a tentar fazer sempre mais e melhor. 

Facto que provavelmente não seria tão evidente caso não existissem entidades que prestassem um serviço similar.

 

E foi por isto que no dia em que recebi uma chamada da Endesa me senti tentada a mudar de "cobrador", nem uma hora depois do contacto telefónico lá estava o senhor da Endesa com a papelada toda para eu assinar e com um mundo de vantagens, na verdade era só uma e a que mais me interessava : preços competitivos e uma factura mais baixa do que a tinha com a EDP. 

 

Nunca tive o sistema "bi-horário" porque sempre tive horários rotativos que não tornavam previsível quando ia estar em casa e quando compensaria usar essa politica. E nesse caso a transição para a Endesa foi automática. 

 

Como vivo sozinha e tenho acesso à minha conta online, sempre que recebo uma conta para pagar abro imediatamente a carta e liquido a factura. É a única forma de não me baralhar entre as centenas de coisas que tenho para fazer. As mesmas coisas que me ocupam a cabeça e me impedem de me lembrar se algum dos serviços contratados não me mandaram uma conta para pagar. 

 

Hoje cheguei a casa e não consegui acender a luz das escadas, pensei que a lampada se tinha fundido, liguei a lanterna do telemóvel.. e quando ia subir as escadas a minha vizinha de baixo vem à porta e diz que deixou entrar um senhor no prédio que ia ligar a minha luz. 

 

Ligar?! Subi o resto das escadas e percebi que não tinha luz em casa. Liguei para a Endesa e resumindo uma longa história, tinha uma factura em falta - de MAIO! - tinham-me enviado uma carta em Julho a avisar que me iam cortar a luz - que naturalmente não recebi... - e hoje decidiram agir. 

Solução? Não tinham. Eu teria de fazer um contrato com uma nova operadora. 

 

Eu cheguei a casa eram 10 da noite, as duas operadoras alternativas estão fechadas. Ainda consigo falar com a EDP que me diz que se liquidar a factura da Endesa, eles podem pedir a reabertura do processo e vai lá o piquete a casa resolver o assunto ainda hoje. 

 

Respiro de alivio e volto a ligar para a Endesa. Dizem-me que é mentira. Que não podem fazer nada disso. 

 

O resultado é óbvio : estou sem electricidade em casa, precisava de internet e do computador para trabalhar, e de água quente para tomar um banho. Tenho um frigorifico e um congelador com imensa comida a estragar-se. 

Electricidade só amanhã, SE conseguir activar um contrato já que a escritura da casa não está em meu nome, nem comigo.

 

Pergunto-me, e perguntei umas 10 vezes ao telefone : 

 

- Se têm o meu contacto, porque não me ligam a dizer que me vão cortar a luz? Já que foi tão fácil e tão imediato no dia em que ligaram para assinar contrato... 

- Se me vão cortar a luz e dizem que me enviaram uma carta, não deveriam fazê-lo por correio registado para estarem cientes de que eu sabia? ( resposta - não podemos mandar cartas registadas às centenas de clientes que temos ). 

- Que racionalidade está por trás da cabeça brilhante que analisa as facturas e percebe que paguei TODOS os meses até Maio, e TODOS os meses depois de Maio, e se não paguei Maio... terá de haver uma explicação! ( resposta : nenhuma empresa quer ter clientes que não paguem as contas...) A SÉRIO!?

- A Endesa defende-se dizendo que não é um distribuidor de luz, é apenas uma empresa que cobra um serviço... E nesse sentido não me pode activar novamente a electricidade. Pergunto : Mas não foram vocês que mandaram vir cá cortar a luz? Respondem-me : Sim! 

- Se podem mandar cortar... não podem mandar activar?! 

- E não seria mais prático colocar o valor em falta numa nova factura? Ou seja em junho colocar o valor em falta referente a Maio? Resposta : Não fazemos isso... 

 

Em que mundo é que estas pessoas vivem? A sério... Como é óbvio nenhuma empresa quer clientes que não paguem. Mas eu não paguei uma conta, um mês, sem qualquer historial de incumprimento... e hoje acharam que era um bom dia para me cortar a luz? 

 

É óbvio que estou lixada. Que não vou nunca compreender o que se passa na cabeça destas pessoas. E que claro que eles estão protegidos por um contrato cheio de alíneas, que no meio disto tudo ainda vou ter de pagar a factura de Maio, e já que neste momento em relação ao meu caso não há nada a fazer... 

 

Pelo menos fica o aviso para quando tiverem de considerar uma hipótese. 

 

Mil vezes NÃO à Endesa. Assim não. Concorrência sempre... mas que valha a pena! 

 

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Rui Antonio Duarte

    11.03.15

    Lamento informar, mas sou comercial ENDESA, e a ENDESA não obriga a débito directo coisa nenhuma...
    Por outro lado, concordo que o Post está mal contado sim senhor, então a senhora (que é tão certinha com contas e que ainda por cima recebe a factura por E-Mail) não paga uma factura por "suposto" esquecimento, nos meses seguintes continua sem se "lembrar" que essa factura não foi paga, está na disposição de pagar uma factura que ja tinha pago (segundo ela)???
    A ENDESA (como é seu costume), envia sempre para o telemovel um aviso de pagamento que obviamente tambem se estraviou (no minimo estranho e já demasiadas coincidencias...
    Para mim (na minha opinião particular), das duas uma, ou a ENDESA engendrou um enorme complôu para que a senhora ficasse sem luz naquela noite e fosse para outra empresa (porque a ENDESA nem gosta nada de ter clientes, aliás o objectivo deles deve ser o de perder os clientes e não o de angariar cada vez mais) até porque não deve ter mais nada para fazer ou pensar, ou então acho que a senhora realmente se esqueceu de pagar a factura dentro dos prazos estabelecidos, e depois na factura seguinte, deve ter pensado "não vou falar nada, pode ser que eles se tenham esquecido" (que para mim, esta ultima hipotese será a mais viável)...
    Minha senhora, eu lido com clientes todos os dias com todo o tipo de clientes, e uma coisa a maioria dos clientes tem uma coisa em comum:
    Teem a mania que podem fazer o que quiserem, porque só por serem clientes, e uma ou duas vezes por ano pagarem a factura dentro dos prazos, pensam que podem fazer e dizer o que lhes apeteçe, e quando as consequençias daquilo que fazem lhes bate a porta, ficam muito admirados e irritados...
    Minha senhora, a senhora propria admite que errou, e esta-se a queixar porque a empresa agiu como era seu direito???
    A senhora pensa que as empresas sobrevivem de clientes que não pagam, ou de clientes que pagam as suas facturas???
    A senhora sabe por acaso, que quando a ENDESA lhe manda essa factura para pagar, ela ja pagou essa mesma factura á operadora de rede (EDP DISTRIBUIÇÃO)???
    Em cada 100 clientes que nao pagam as suas facturas dentro dos prazos, talvez haja 2 ou 3 que tiveram motivos muito validos para não o fazer, mas como descobrir nesses 100 clientes quais são os verdadeiros honestos? A senhora imagina a quantidade de desculpas esfarrapadas eles houvem nos call centers??? A senhora tem uma pequena noçao do que é um negocio que envolve milhoes de clientes e milhares de funcionários???
    Minha senhora, a ENDESA (como todas as empresas e pessoas) não está isenta de erros, mas a probabilidade de errar, para uma empresa destas dimensoes é muito curta, pois estamos a falar de uma das empresas com mais experiencia e know how a nivel mundial, eles ja ca andam ha muito tempo neste ramo, e a senhora (e outros do genero), pensam que podem enganar a empresa e quando sao apanhados admiram-se das consequencias.
    Faça um favor a todos nós, reduza-se a sua insignificancia e fale apenas de honestidade (que ja todos aqui vimos que não é o seu forte)...
    melhores cumprimentos...
    Rui Duarte
  • Sem imagem de perfil

    Carla Isabel Carvalho

    17.03.15

    Sr. Rui Duarte, com o seu comentário o senhor só mostrou que é mal educado.
    Eu acabei de falar pela primeira vez com alguém da ENDESA que me telefonou e a pessoa que me telefonou, assim que disse a primeira palavra começou logo a falar de forma entediada, de quem já está mal disposta com o trabalho que faz. A operadora foi extremamente pouco profissional e rude e claro que a conversa correu logo mal. Fiquei mal impressionada, mas ainda assim vim à internet pesquisar sobre as opiniões dos clientes e ver se teria sido azar meu com a pessoa que me telefonou ou se haveria mais queixas. Deparei-me com este post.
    Deixe-me dizer-lhe que aquilo que o senhor aqui escreveu me deixou muito mais mal impressionada com a ENDESA do que aquilo que a autora deste blog escreveu. Estou a ver que a ENDESA escolhe os seus colaboradores a dedo. Muito obrigada por o senhor ter esclarecido as minhas dúvidas! Foi o primeiro contato que tive com a ENDESA e já tenho uma conclusão: ENDESA? Nem vê-la!!
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    29.01.18

    Bom... o sr Duarte escreve num Português um pouco estranho... pelo que é difícil , digamos, perceber se está a brincar ou se é mesmo a sério. Deve estar mesmo a brincar e apostava que não se atreveria a dizer o que disse no seu local de trabalho. E daí.....
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