Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Estou irritada com a ENDESA.

28.11.13 | Ana Gomes

Tenho muitas dúvidas que este post, como qualquer outro vá mudar o que quer que seja. 

 

 

Mas se alguém desse lado estiver a "ler" pelo menos terá aqui um exemplo e poderá ponderar antes de decidir. 

 

Sou a favor da concorrência, acho extremamente eficaz para o consumidor que as empresas se vejam desafiadas a melhorar, a adaptar e a tentar fazer sempre mais e melhor. 

Facto que provavelmente não seria tão evidente caso não existissem entidades que prestassem um serviço similar.

 

E foi por isto que no dia em que recebi uma chamada da Endesa me senti tentada a mudar de "cobrador", nem uma hora depois do contacto telefónico lá estava o senhor da Endesa com a papelada toda para eu assinar e com um mundo de vantagens, na verdade era só uma e a que mais me interessava : preços competitivos e uma factura mais baixa do que a tinha com a EDP. 

 

Nunca tive o sistema "bi-horário" porque sempre tive horários rotativos que não tornavam previsível quando ia estar em casa e quando compensaria usar essa politica. E nesse caso a transição para a Endesa foi automática. 

 

Como vivo sozinha e tenho acesso à minha conta online, sempre que recebo uma conta para pagar abro imediatamente a carta e liquido a factura. É a única forma de não me baralhar entre as centenas de coisas que tenho para fazer. As mesmas coisas que me ocupam a cabeça e me impedem de me lembrar se algum dos serviços contratados não me mandaram uma conta para pagar. 

 

Hoje cheguei a casa e não consegui acender a luz das escadas, pensei que a lampada se tinha fundido, liguei a lanterna do telemóvel.. e quando ia subir as escadas a minha vizinha de baixo vem à porta e diz que deixou entrar um senhor no prédio que ia ligar a minha luz. 

 

Ligar?! Subi o resto das escadas e percebi que não tinha luz em casa. Liguei para a Endesa e resumindo uma longa história, tinha uma factura em falta - de MAIO! - tinham-me enviado uma carta em Julho a avisar que me iam cortar a luz - que naturalmente não recebi... - e hoje decidiram agir. 

Solução? Não tinham. Eu teria de fazer um contrato com uma nova operadora. 

 

Eu cheguei a casa eram 10 da noite, as duas operadoras alternativas estão fechadas. Ainda consigo falar com a EDP que me diz que se liquidar a factura da Endesa, eles podem pedir a reabertura do processo e vai lá o piquete a casa resolver o assunto ainda hoje. 

 

Respiro de alivio e volto a ligar para a Endesa. Dizem-me que é mentira. Que não podem fazer nada disso. 

 

O resultado é óbvio : estou sem electricidade em casa, precisava de internet e do computador para trabalhar, e de água quente para tomar um banho. Tenho um frigorifico e um congelador com imensa comida a estragar-se. 

Electricidade só amanhã, SE conseguir activar um contrato já que a escritura da casa não está em meu nome, nem comigo.

 

Pergunto-me, e perguntei umas 10 vezes ao telefone : 

 

- Se têm o meu contacto, porque não me ligam a dizer que me vão cortar a luz? Já que foi tão fácil e tão imediato no dia em que ligaram para assinar contrato... 

- Se me vão cortar a luz e dizem que me enviaram uma carta, não deveriam fazê-lo por correio registado para estarem cientes de que eu sabia? ( resposta - não podemos mandar cartas registadas às centenas de clientes que temos ). 

- Que racionalidade está por trás da cabeça brilhante que analisa as facturas e percebe que paguei TODOS os meses até Maio, e TODOS os meses depois de Maio, e se não paguei Maio... terá de haver uma explicação! ( resposta : nenhuma empresa quer ter clientes que não paguem as contas...) A SÉRIO!?

- A Endesa defende-se dizendo que não é um distribuidor de luz, é apenas uma empresa que cobra um serviço... E nesse sentido não me pode activar novamente a electricidade. Pergunto : Mas não foram vocês que mandaram vir cá cortar a luz? Respondem-me : Sim! 

- Se podem mandar cortar... não podem mandar activar?! 

- E não seria mais prático colocar o valor em falta numa nova factura? Ou seja em junho colocar o valor em falta referente a Maio? Resposta : Não fazemos isso... 

 

Em que mundo é que estas pessoas vivem? A sério... Como é óbvio nenhuma empresa quer clientes que não paguem. Mas eu não paguei uma conta, um mês, sem qualquer historial de incumprimento... e hoje acharam que era um bom dia para me cortar a luz? 

 

É óbvio que estou lixada. Que não vou nunca compreender o que se passa na cabeça destas pessoas. E que claro que eles estão protegidos por um contrato cheio de alíneas, que no meio disto tudo ainda vou ter de pagar a factura de Maio, e já que neste momento em relação ao meu caso não há nada a fazer... 

 

Pelo menos fica o aviso para quando tiverem de considerar uma hipótese. 

 

Mil vezes NÃO à Endesa. Assim não. Concorrência sempre... mas que valha a pena! 

 

248 comentários

Comentar post

Pág. 1/13