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A Melhor Amiga da Barbie

02
Jan20

Rubrica RFM - Top 5 - Dicas Para Mudar - MESMO - O Estilo De Vida.

Ana Gomes

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Janeiro é - por norma - o mês de todas as resoluções. 

Há uma energia no ar que nos faz sentir que vamos conseguir - e podemos mesmo conseguir. E então fazemos planos e promessas para um calendário em branco. A verdade é que várias vezes ainda nem Janeiro vai a meio e os nossos planos já caíram por terra. Esta sensação é familiar? Pois... bem vindos ao clube. Mas não tem de ser assim. Até porque não devemos entender que o que desejamos para nós tem de acontecer no imediato ou que deve ser deixado para trás à mínima falha. A ideia é construir um plano a longo prazo e claro : ajustar as expectativas para algo exequível.

 

5 - Visualizar. 

É importante que consigamos visualizar os nossos objectivos concretizados. Como nos vamos sentir quando acontecer, o que mudará na nossa vida, que ferramentas precisamos para concretizar. Mais do que um desejo ou um plano, é preciso compreender o que significa e que impacto terá. 

 

4  - Investir. 

De pouco nos serve desejar alguma coisa se no final não investirmos nisso. Se a ideia passa por ter uma alimentação mais saudável é importante investir algum do nosso tempo a aprender sobre isso, eventualmente marcar uma consulta, fazer as compras certas. Se a ideia for viajar mais, é importante ler sobre isso, fazer poupançars, gerir as férias. Investir tempo e por vezes fazer mesmo alguns investimentos económicos para conseguir ficar mais perto dos nossos objectivos. 

 

3 - Encontrar Tempo. 

Ah... tantas ideias novas e zero ajustes no nosso calendário. É mesmo importante encontrar tempo e torná-lo tão prioritário como qualquer outro compromisso. Tempo para investir nos nossos objectivos, quer isso signifique ir ao ginásio, aprender uma nova língua ou pura e simplesmente investir num novo projecto de decoração. 

 

2 - Afastar o Que Não Interessa. 

E também... quem não interessa. Gastamos muita energia com pessoas ou situações que não nos permitem chegar onde precisamos. Geralmente são pequenos assuntos e pequenas coisas que não são relevantes e que nos ocupam tempo que seria tão útil para outras coisas. Por outro lado há pessoas que constantemente nos fazem desacreditar nas nossas capacidades. São essas que devemos deixar de lado. Pelo menos nos momentos em que precisamos de estar focados e motivados. 

 

1 - Aprender Com Os Erros. 

Quando tudo falhou... ficamos sem grande vontade de nos mantermos fieis ao projecto, já que geralmente exige algum sacrifício ou que tenhamos de viver fora da nossa zona de conforto. Mas errar faz parte do processo e "encaixar" isto é um grande começo para que tudo corra pelo melhor. Assim quando sentirmos que estamos a falhar... tentar perceber qual a lição que podemos tirar daí é a melhor forma de tirar proveito do erro. 

30
Dez19

Um ano com a Corine de Farme.

Ana Gomes

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O ano está a terminar e não podia de partilhar convosco uma colaboração especial que tive este ano. 

Quem me segue nas redes sociais sabe que durante este ano trabalhei com a Corine de Farm, foi uma colaboração que começou no principio do ano e que tinha como objectivo comunicar e usar a linha BIO especialmente na versão bebé. Confesso que quando percebi que a marca ia caminha nesse sentido fiquei mesmo contente. Acho que a cosmética biológica muitas vezes peca por ser pouco acessível - o que acaba por fazer sentido quando pensamos na forma de produção das matérias primas - mas esta seria uma forma óptima de ter um produto de qualidade com um preço simpático e mais... disponivel na grande distribuição. Por aqui usámos e abusámos da gama e mais : pudemos partilhar com outras pessoas. Não só com as pessoas que me são próximas - que puderam experimentar a marca e que ficaram igualmente fãs. Mas acima de tudo com todos os projectos de solidariedade que envolveram crianças. 

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A marca também foi uma presença assidua nas Health Sessions um evento que organizei este ano e que me encheu as medidas. Não só pela energia que gerámos, mas também pela adesão de todas as participantes. Sentir que tive a marca comigo em todos os projectos que os desafiei a estar presentes... foi maravilhoso! :) 

E a meio do ano uma viagem tão gira! Fomos até Lille para conhecer ainda mais sobre a marca, tive oportunidade de estar no laboratório... de fazer o meu proprio creme bio para a Vi. Perceber em que sentidos a marca pretende crescer e como os conceitos de Clean Beauty - em que tanto acredito - são parte integrante da missão da marca.

 

Faz tanto sentido trabalhar com marcas assim. Que dizem que sim aos nossos projectos, que nos levam a conhecê-las de perto... que nos cativam por se posicionarem de acordo com aquilo em que acreditamos. 

 

Foi um ano óptimo, Corine de Farme! Obrigada por terem feito parte da nossa vida, dos banhos da Vi e de todos os meninos a quem conseguimos entregar amor em forma de cuidados básicos. 

 

 

26
Dez19

Rubrica Rfm - Top 5 -

Ana Gomes

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A melhor forma de queimar calorias do Natal:

 

5 - Dançar , dançar, dançar !

Meia hora de dança pode queimar até 195 calorias! Se dançarem a noite toda podem mesmo dizer adeus a praticamente toda a ceia!

 

4 - 1 hora a ver montras.

Que é como quem diz uma hora de caminhada! Mas sem parar muito! Só continua a contar se efectivamente experimentarem roupa ou carregarem com sacos de compras. Mais peso nos braços, calorias extra.

 

3 - Limpezas.

 

Limpar a casa também é uma óptima forma de queimar calorias, meia hora a limpar o pó pode queimar cerca de 80 calorias e aspirar a casa  durante 15 minutos , são cerca de 120 calorias.

 

2 - Preparar uma nova refeicao.

Sim! Cozinhar activamente e com energia também queima calorias e claro que lavar a loiça de seguida também contribui positivamente para esta contagem negativa.

 

 

1 - Abraços e beijinhos!

Sabem aquela canção que diz kiss under the mistletoe? Pois é, meia hora de beijinhos pode queimar cerca de 30 calorias!

 

 

12
Dez19

Rubrica RFM - Top 5 - Dicas Para Presentes de Natal.

Ana Gomes

Na minha família simplificámos a questão dos presentes ao máximo. Fazemos uma espécie de amigo secreto, na versão familiar secreto, e desta forma cada um oferece e recebe apenas um presente. Depois há sempre os presentes que sentimos obrigação ou temos mesmo gosto em dar. Mas esses ficam sempre fora do contexto familiar. Claro que com as crianças não é bem assim, mas mesmo assim... não sou a maior apologista de imensos presentes. Claro que não dá para negar que eles deliram com isso... e nós - no momento e até termos de perceber onde vamos enfiar tantas coisas novas - também. 

Mas quantos presentes - sejam de adultos ou crianças - não são só coisas que oferecemos ou recebemos para dizer que essa troca de presentes aconteceu? E vale a pena? Talvez não. 

 

O post de hoje ajuda-vos a oferecer os presentes certos! Ou pelo menos... algo úteis :) 

 

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5 - O que precisas ? O que gostavas de receber? 

Ser directo e tentar perceber o que fará sentido oferecer pode ser a melhor solução para a questão. E tendo isto como premissa, ser também óbvio e directo naquilo que nos faz falta e que gostaríamos de receber. Desta forma podemos mesmo satisfazer as necessidades da pessoa a quem vamos oferecer um presente. Sondar amigos e familiares, espreitar as redes sociais e tentar perceber que mensagens podem ter ficado no ar. Não há como falhar. 

 

4 - Presentes Solidários.

Se a pessoa a quem têm de dar o presente é super difícil de agradar e já tem tudo... escolham um presente solidário. Desta forma sabem que o vosso investimento ajudou e melhorou a vida de alguém. E no fundo, quem recebe, também faz parte dessa "cadeia" de boas acções. 

 

3 - Experiências. 

Talvez a pessoa a quem vão dar o presente sonhe ir às Maldivas ou a Nova York. Talvez queira dormir num hotel de 5 estrelas ou numa tenda no meio do deserto. Só que infelizmente... vocês não conseguem oferecer um presente desse valor. Ofereçam um vale de viagem ou um voucher num valor nominal que permita que fiquem um pouco mais perto de concretizar esse sonho! Mas muita atenção aos prazos, se o prazo de utilização for curto, é possível que não sejam um bom investimento.

 

2 - Cultura. 

Bilhetes para concertos, festivais, espectáculos de teatro e até cinema! Hoje em dia é possível junto das principais promotoras de cultura, oferecer vales para estes momentos culturais. Bilhetes de cinema ou de teatro sem um espectáculo associado que depois pode ser escolhido de acordo com o gosto de quem vai receber o presente. 

 

1 - Aquele Almoço. 

Sabem? Aquele almoço que andam a adiar faz tempo? Ou um jantar, pequeno-almoço ou lanche. Não importa exactamente o quê. Mas passamos tempos e tempos a dizer "ah temos mesmo de estar juntos". Tempo de qualidade com as pessoas que nos dizem alguma coisa... mas que acaba por nunca acontecer de facto. A refeição essa... fica por vossa conta, claro! 

06
Dez19

Workshop Natal Saudável - Receitas e Dicas Para a Ceia e para as Emoções.

Ana Gomes

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Decidi aceder a vários pedidos dispersos que me foram chegado e montei um workshop muito especial, que vai acontecer no próximo Sábado, dia 14, no espaço Be Holistic, em Algés.

 


Workshop Natal Saudável: receitas e dicas para a ceia e para as emoções

Muitas vezes a época das festas acaba por se tornar um verdadeiro desafio para quem deseja uma vida saudável. 
Seja porque ainda não aprendemos a fazer as melhores escolhas alimentares ou simplesmente porque nos sentimos menos pró-activos e mais stressados.

Um dia disseram-me que o Natal era uma festa onde, por acaso, havia comida na mesa... e não o oposto! Devemos aproveitar estes momentos de celebração sem culpa, como uma oportunidade para nos focarmos no que eles significam, nutrindo-nos de amor e compaixão.

Neste workshop vou partilhar convosco algumas técnicas para reduzir a ansiedade nesta época do ano, partilhar receitas que podem levar para a vossa mesa de Natal e algumas dicas de opções mais saudáveis, para que possam absorver o melhor destes momentos, deixando o stress e a ansiedade fora da ceia.

Nota: neste espaço não é possível cozinhar, as receitas serão partilhadas em formato digital.
 
Este momento que preparei com muito carinho para todos os participantes, acontecerá no próximo dia 14 de Dezembro, no espaço Be Holistic - em Algés - entre as 10h e as 13h. Para além de um pequeno momento de pequeno almoço, irei partilhar com os participantes estratégias importantes para que possam continuar a celebrar estes momentos sem sentimentos de culpa. Estratégias para manter uma alimentação saudável, receitas para incorporar na mesa de doces e salgados, um plano de treino - preparado cuidadosamente pela personal trainer Marta Santos, e exercícios para controlar a ansiedade. 
 
O preço da inscrição é de 30€ e no final irá ser distribuído um gift bag com presentes de várias marcas. 
 
Para mais informações : anagomescoaching@gmail.com 
 

 

05
Dez19

Rubrica RFM - Top 5 - Dicas Para Um Natal Ecológica.

Ana Gomes

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O Natal - que se caracteriza por ser uma época especial de Paz e Amor - acaba muitas vezes por ser uma altura de muito consumismo, desperdício e impulso. 

O culto de oferecer um presente - mais do que estar presente - está muito incutido na nossa cultura e todo o envolvimento de almoços, jantares, encontros e momentos familiares proporcionam e aumentam estes comportamos de consumo. 

Mas se o vosso objectivo for ter um Natal mais amigo do ambiente, estas são as algumas das dicas que podem tentar incorporar nos próximos eventos Natalícios : 

5 - Evitar Comprar Enfeites de Natal Artificiais : 

A menos que os enfeites já existam lá por casa e estejam a ser infinitamente reutilizados, a ideia de comprar novos enfeites artificiais pode - e deve - ser bastante ponderada. Optar por elementos recolhidos da natureza - há projectos incríveis com pinheiros que são apanhados da limpeza das florestas para evitar incêndios - ou mesmo decorações feitas com vidro ou madeira que têm um impacto totalmente diferente quando comparados com os de plástico. 

 

4 - Diminuir o Nr de Presentes : 

Mentalizando-se também que - por norma - quem menos oferece é quem menos recebe, mas efectivamente é urgente rever quantos presentes se oferecem e que tipo de presentes oferecemos. As compras por impulso, as pequenas lembracinhas - tantas vezes sem utilidade, só para "assinalar" - são altamente desnecessárias, muitas vezes também para quem as recebe. 

 

3 - Os Embrulhos : 

Mais um saco, mais um papel de embrulho que vai ser rasgado e possivelmente nem vai ser colocado na reciclagem de papel... um pequeno inferno que tantas vezes nos passa ao lado. O melhor será mesmo reciclar jornais e revistas para fazer embrulhos, ou comprar papel reciclado e quem sabe : personalizar. Existem várias opções bastante engraçadas de tecidos que depois podem ser utilizados como acessório ou como decoração e que dão embrulhos originais. No final do dia, qualquer que seja a escolha, façam por colocar os embrulhos no caixote de reciclagem azul. 

 

2  - Comprar a Granel e Utilizar Sacos Reutilizáveis. 

Quando forem comprar os presentes, não se esqueçam de levar no carro aqueles sacos que andam lá por casa. É uma óptima forma de poupar uns cêntimos e poupar muito o ambiente! E quando forem comprar os ingredientes para as refeições optem preferencialmente por embalagens maiores ou por comprar a granel ou em mercados locais. 

 

2 - Evitar Desperdício Alimentar Nas Refeições : 

Claro que quando somos os anfitriões da ceia de Natal ou de alguma refeição , não queremos que as pessoas tenham fome ou que haja pouca comida na mesa. Mas na grande maioria dos casos há muita comida que acaba no lixo. Numa primeira análise podemos tentar ser realistas : adequar as quantidades. Depois existem outras boas soluções : planear as refeições e pensar em aproveitamentos de sobras para as refeições seguintes : pastelões, empadões ou a famosa roupa velha são boas formas de reduzir o desperdício. Finalmente, tudo aquilo que não tiver sido "tocado" pode ser entregue a pessoas desfavorecidas. 

 

 

 

21
Nov19

Rubrica RFM - TOP 5 - Dicas Para Combater o Stress.

Ana Gomes

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O Stress é um tema recorrente nestas dicas. Mas porque o nosso principal objectivo é extermina-lo! Dar-vos as melhores dicas - e as que mais sentido possam fazer para a vossa vida - para que a cada dia se sintam melhor, mais felizes e certamente : menos stressados. E desta vez não vamos só ensinar a melhorar a respiração : há dicas bastante desafiadoras... mas que podem mesmo fazer a diferença. 

 

 

5 - Proteger a Vida Afectiva.

E sem dúvida separá-la do contexto laboral. A ideia é que não levemos os problemas das nossas relações para o trabalho e que essencialmente deixemos os problemas do trabalho fora do ambiente familiar. Naturalmente que isto nem sempre é possível : há momentos complicados em que não conseguimos ser de ferro e não expressar algumas emoções. Mas as coisas do dia-a-dia, os pequenos percalços não devem chegar a casa ou ao trabalho. 

 

4 - Caminhar! 

 

Muitas vezes fazer pequenas pausas, activar a circulação e sair da zona de desconforto podem melhorar consideravelmente os níveis de stress. Não só porque nos fazem sair - literalmente - do espaço que nos stressa, mas também porque ao activarmos a circulação acabamos por de certa forma "distrair" o nosso corpo, fazendo-o concentrar-se nesta nova tarefa. 

 

3 - Organizar e Estabelecer Objectivos. 

Temos de ser mais razoáveis connosco. Quantas vezes não é a nossa falta de organização ou de estabelecer regras que nos faz sentir stressados. Estabelecer objectivos razoáveis, construir uma planificação que nos permita gerir as nossas tarefas e incluir actividades de lazer que nos ajudam a balançar as emoções. 

 

2 - Não ser demasiado detalhista. 

Sei que para certas pessoas é praticamente impossível viver sem dar atenção a tudo. Mas quantas vezes não são "pequenas coisas" que nos tiram do sério e que nos estragam um dia? Concentrarmo-nos nas coisas erradas, pensar demasiado em pequenas coisas que tantas vezes não podemos alterar, são pequenos actos que podem arruinar totalmente a nossa forma de estar ou aproveitar o dia. Não sugiro que sejam totalmente "baldas" só que... relaxem um pouco mais. 

 

1 - Identificar a Fonte de Stress. 

 

Quantas vezes nos sentimos stressados e achamos que sabemos o que se passa - ou o que nos faz sentir assim - mas na realidade... o que muitas vezes acaba por efectivamente mexer connosco são pequenos detalhes que até podemos mudar. Por exemplo : há situações em que stressamos porque marcámos demasiados compromissos e está totalmente do nosso lado adiar ou cancelar alguma coisa. 

 

 

18
Nov19

Rubrica RFM - TOP 5 - Dicas Para Acordar Bem Disposto.

Ana Gomes

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Se és daquelas pessoas que têm dificuldade em acordar ou se acordas mal disposto a rubrica de hoje é para ti! 

E se nenhuma destas 5 dicas funcionar... então foquem-se apenas e só nesta: a alternativa a não acordar seria muito dramática. Não é verdade ? 

 

5 - Preparar o máximo de coisas possíveis no dia anterior.

 

Acordar com menos perspectivas de tarefas para cumprir é uma óptima forma de começar o dia. Se a roupa já estiver escolhida previamente, a mala preparada para a dia seguinte... ou seja : menos coisas em que pensar resultam num acordar melhor. 

 

4 - Trocar o despertador do telefone por um despertador antigo. 

 

A verdade é que quando pegamos no despertador do telefone... pegamos também numa série de mensagens, solicitações e notícias que podem acabar com o nosso dia. Trocando o despertador podemos fazer uma gestão diferente do nosso tempo e da forma como queremos começar o dia. 

 

3 - Visualizar o dia a correr bem. 

 

Evitar que os primeiros pensamentos sejam problemas é uma ginástica mental que deveríamos praticar. Começar o dia a visualizar conquistas, tarefas cumpridas e a antecipar positivamente pequenos imprevistos é totalmente diferente de começar o dia a pensar em tudo o que pode correr mal. 

 

2 - Pensar numa boa refeição. 

 

Nada melhor do que pensar numa boa refeição e acordar na perspectiva de a fazer. 

 

1 - Adormecer Feliz. 

Efectivamente a melhor fórmula para acordar feliz é ir para a cama com esse estado de espírito. Leveza, boas energias e o bem estar geral ao dormir também determinam a forma como iremos começar o dia seguinte. 

13
Nov19

Cuidar de Nós.

Ana Gomes

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Devia escrever mais no blog. 

Adoro escrever e sinto sempre que o Instagram e a partilha rápida e imediata veio roubar aqui um bocadinho o lugar a estas conversas mais "demoradas", mais pensadas... 

Falamos de tantas coisas tão diferentes e muitas vezes esquecemo-nos de falar de assuntos importantes e super relevantes mas que nos passam ao lado. No último mês fui ao médico duas vezes. Não se apoquentem, não estava doente. 

Já reparam que na maioria das vezes, diria 99%, só vamos ao médico para resolver alguma coisa? Seja por falta de tempo ou por falta de cultura preventiva, é isso que acaba por acontecer. Na verdade fui à dermatologista e à ginecologista. 

Tenho imensas sardas e depois da gravidez apareceram-me dois sinais "estranhos". Quem os descobriu até foi a Vitória. Quando me perguntou "qué ito?" deixou-me alerta. Marquei a minha consulta anual no dermatologista - que teve um gap de 3 anos - para rever todos os sinais. Esta era a primeira mensagem que queria passar : estar atento, investigar, não deixar para depois uma coisa que pode ser complicada se não agirmos precocemente. No caso todos os sinais estavam ok! A ideia de os remover só foi posta em cima da mesa caso me incomodassem esteticamente : não incomodam! Por isso : adeus e até para o ano Dra.

 

Ontem fui à minha ginecologista. Sorrisos e Abraços - foi ela que fez o parto da Vi. E depois... a parte mais chata. Exames! Faço sempre o despiste do HPV, entre outros exames de pesquisa que são "normais". E sai de lá com a prescrição de ecografia mamária - não vale só falar de auto-exame em Outubro e esquecer os exames que podemos fazer - e também eco pélvica para garantir que está tudo ok!

 

Eu sei... eu também não gosto de perder manhãs em exames. Salas de Espera... trânsito. Enfim : é um mal menor. Pelo menos ando descansada porque tenho um estilo de vida saudável e ando "em cima" daquilo que não é visível :) 

 

Ainda sobre as questões ginecológicas,  este ano escrevi um post de "weird topics" neste âmbito. Podem ler aqui.  A verdade é que deste que descobri o Gel Intimo da Corine de Farme - da gama BIO, óbvio - não voltei a usar outro. Não tem perfume - o que deveria ser uma regra para todos os produtos com este funcionalidade - e de certa forma tranquiliza-me por ter ingredientes de origem biológica. Atenção que o gel intimo deve ser diferente para mulheres adultas e crianças/adolescentes, a minha médica só aconselha a utilização deste tipo de produtos como uso externo, já que é muito importante não "matar" os micro-organismos que nos defendem de alguns fungos de forma natural. 

 

Espero que estas partilhas vos inspirem a cuidar mais de vocês! :) <3 <3 

 

 

 

07
Nov19

Rubrica RFM - TOP 5 - Tendências de Beleza.

Ana Gomes

Na rubrica de hoje vamo-vos contar tudooooo sobre as tendências de beleza para a próxima estação. Temos falado muito de saúde e alimentação, mas um bocadinho de vaidade funciona como amor-próprio e está no radar do bem-estar! 

Vamos então saber as principais tendências de beleza? :)

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5 - Nail Art. 

Esse registo tão infantil e ao mesmo tempo tão divertido. Vê-se de tudo: uma unha de cor, desenhos iguais em todas as unhas... há de tudo um pouco! Basta dar uso à imaginação e brincar sem medos. Em contexto de profissões menos liberais 

 

4 - Eyeliner Colorido.

Laranja, glitter, vermelho... vale tudo e a ideia é fugir do tradicional preto. A grande culpada deste visual é a serie Euphoria! 

 

3 - Máscara de Pestanas Coloridas. 

Desde pestanas volumosas - exageradas, mas nem por isso demasiado falsas... - a máscara de pestanas coloridas. Uma coisa é certa, a maquilhagem este ano é pop e divertida.

 

2 - Bronde. 

Um tom de cabelo que mistura os tons quentes do castanho - brown - com laivos de loiros - blonde. O bronde 

 

1 - Cortes de Cabelo Escadeados. 

Tirando os cortes muito curtos ou os famosos bobs... digam adeus aos cabelos compridos e direitos. Cabelos escadeados vão ser a grande tendência nível de cortes!

 

 

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