Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Receita de Almôndegas Vegan.

09.04.18 | Ana Gomes

O meu instastories anda um verdadeiro mundo de receitas e partilhas alimentares. 

A verdade é que sinto que existe muita curiosidade desse lado sobre alimentação vegetariana. Cada vez há mais curiosidade sobre estas alternativas alimentares e sempre que os meus amigos acabam a jantar aqui por casa fazem uma série de perguntas. Acho sempre que com essas partilhas vos posso ir dando ideias e pelo menos inspirar-vos a sair da zona de conforto e a testar algumas alternativas. 

 

E na verdade, desde que comecei o plano com a Mafalda que tenho as sugestões de refeições diárias que se fazem acompanhar de receitas, ou seja... eu própria me sinto desafiada a experimentar outras coisas. 

Também já vos confessei que tenho passado mais tempo do que nunca na cozinha. Não digo isto de uma forma negativa... mas antes com aquele sorrisinho de quem voltou a ganhar gosto por cozinhar. Ainda assim... não adoro cozinhar para outras pessoas porque tenho sempre aqueles receios básicos : não vão gostar do meu tempero... a comida não vai chegar para todos... e por aí fora!  

Mas chega de conversa, não é? Até porque este post tinha o propósito inicial de responder a uma das coisas que mais me pediram nas últimas duas semanas! A receita das almôndegas vegan. 

 

A receita estava no plano de refeições da Mafalda :) Para quem me tem pedido também a receita de pão ou base de pizza podem ver directamente neste link. 

 

 

Captura de ecrã 2018-04-09, às 11.49.25.png

(imagem do Pinterest ). 

 

Mas vamos à deliciosa receita das Almôndegas : 

 

200 g de lentilhas castanhas;

Meia Chávena de Macadâmias ( podem usar outro fruto seco );

2 Colheres de Sopa de Linhaça Moída;

1 colher de chá de Paprika;

1/4 de Colher de Chá de Piri-Piri ( não usei );

1/2 Colher de Chá de Sementes de Coentros em Pó ( não usei );

2 Dentes de Alho;

Sal

 

Para o Molho : 

1 dente de alho picado;

1 pedaço de gengibre picado;

1 tomate pelado e cortado em cubos ( usei 2 );

1/2 colher de chá de piri-piri em pó ( usei só 1/4 );

1 c de chá de Pimentão Doce em pó;

1/2 c de chá de Cominhos;

1/2 c de chá de Coentros em pó;

2 folha de louro ( não usei );

400ml de Leite de Coco ( se não forem cozinhar nenhum acompanhamento, como arroz por exemplo, basta metade desta quantidade );

Azeite e Sal

 

 

Cozer as lentilhas numa panela pequena com àgua durante 15 minutos em lume brando. Não cozer demais e adicionar o sal antes de desligar o lume.  Tostar o fruto seco escolhido, escorrer bem as lentilhas e colocar todos os ingredientes num processador até obter uma massa homogénea. Formar bolinhas com esta massa.

 

Para o molho:

Saltear o alho e o gengibre num fio de azeite. Juntar as Especiarias e o tomate e deixar cozinhar até se formar um molho. Adicionar o leite de coco e ajustar os temperos. Triturar o molho - para que fique mais cremoso e colocar cuidadosamente as almôndegas neste molho. Deixar cozinhar para que possam absorver os aromas do molho.

 

 

enjoy! 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.