Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

Estou irritada com a ENDESA.

28.11.13 | Ana Gomes

Tenho muitas dúvidas que este post, como qualquer outro vá mudar o que quer que seja. 

 

 

Mas se alguém desse lado estiver a "ler" pelo menos terá aqui um exemplo e poderá ponderar antes de decidir. 

 

Sou a favor da concorrência, acho extremamente eficaz para o consumidor que as empresas se vejam desafiadas a melhorar, a adaptar e a tentar fazer sempre mais e melhor. 

Facto que provavelmente não seria tão evidente caso não existissem entidades que prestassem um serviço similar.

 

E foi por isto que no dia em que recebi uma chamada da Endesa me senti tentada a mudar de "cobrador", nem uma hora depois do contacto telefónico lá estava o senhor da Endesa com a papelada toda para eu assinar e com um mundo de vantagens, na verdade era só uma e a que mais me interessava : preços competitivos e uma factura mais baixa do que a tinha com a EDP. 

 

Nunca tive o sistema "bi-horário" porque sempre tive horários rotativos que não tornavam previsível quando ia estar em casa e quando compensaria usar essa politica. E nesse caso a transição para a Endesa foi automática. 

 

Como vivo sozinha e tenho acesso à minha conta online, sempre que recebo uma conta para pagar abro imediatamente a carta e liquido a factura. É a única forma de não me baralhar entre as centenas de coisas que tenho para fazer. As mesmas coisas que me ocupam a cabeça e me impedem de me lembrar se algum dos serviços contratados não me mandaram uma conta para pagar. 

 

Hoje cheguei a casa e não consegui acender a luz das escadas, pensei que a lampada se tinha fundido, liguei a lanterna do telemóvel.. e quando ia subir as escadas a minha vizinha de baixo vem à porta e diz que deixou entrar um senhor no prédio que ia ligar a minha luz. 

 

Ligar?! Subi o resto das escadas e percebi que não tinha luz em casa. Liguei para a Endesa e resumindo uma longa história, tinha uma factura em falta - de MAIO! - tinham-me enviado uma carta em Julho a avisar que me iam cortar a luz - que naturalmente não recebi... - e hoje decidiram agir. 

Solução? Não tinham. Eu teria de fazer um contrato com uma nova operadora. 

 

Eu cheguei a casa eram 10 da noite, as duas operadoras alternativas estão fechadas. Ainda consigo falar com a EDP que me diz que se liquidar a factura da Endesa, eles podem pedir a reabertura do processo e vai lá o piquete a casa resolver o assunto ainda hoje. 

 

Respiro de alivio e volto a ligar para a Endesa. Dizem-me que é mentira. Que não podem fazer nada disso. 

 

O resultado é óbvio : estou sem electricidade em casa, precisava de internet e do computador para trabalhar, e de água quente para tomar um banho. Tenho um frigorifico e um congelador com imensa comida a estragar-se. 

Electricidade só amanhã, SE conseguir activar um contrato já que a escritura da casa não está em meu nome, nem comigo.

 

Pergunto-me, e perguntei umas 10 vezes ao telefone : 

 

- Se têm o meu contacto, porque não me ligam a dizer que me vão cortar a luz? Já que foi tão fácil e tão imediato no dia em que ligaram para assinar contrato... 

- Se me vão cortar a luz e dizem que me enviaram uma carta, não deveriam fazê-lo por correio registado para estarem cientes de que eu sabia? ( resposta - não podemos mandar cartas registadas às centenas de clientes que temos ). 

- Que racionalidade está por trás da cabeça brilhante que analisa as facturas e percebe que paguei TODOS os meses até Maio, e TODOS os meses depois de Maio, e se não paguei Maio... terá de haver uma explicação! ( resposta : nenhuma empresa quer ter clientes que não paguem as contas...) A SÉRIO!?

- A Endesa defende-se dizendo que não é um distribuidor de luz, é apenas uma empresa que cobra um serviço... E nesse sentido não me pode activar novamente a electricidade. Pergunto : Mas não foram vocês que mandaram vir cá cortar a luz? Respondem-me : Sim! 

- Se podem mandar cortar... não podem mandar activar?! 

- E não seria mais prático colocar o valor em falta numa nova factura? Ou seja em junho colocar o valor em falta referente a Maio? Resposta : Não fazemos isso... 

 

Em que mundo é que estas pessoas vivem? A sério... Como é óbvio nenhuma empresa quer clientes que não paguem. Mas eu não paguei uma conta, um mês, sem qualquer historial de incumprimento... e hoje acharam que era um bom dia para me cortar a luz? 

 

É óbvio que estou lixada. Que não vou nunca compreender o que se passa na cabeça destas pessoas. E que claro que eles estão protegidos por um contrato cheio de alíneas, que no meio disto tudo ainda vou ter de pagar a factura de Maio, e já que neste momento em relação ao meu caso não há nada a fazer... 

 

Pelo menos fica o aviso para quando tiverem de considerar uma hipótese. 

 

Mil vezes NÃO à Endesa. Assim não. Concorrência sempre... mas que valha a pena! 

 

25 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Rui Antonio Duarte

    11.03.15

    Caro Nelson, por acaso nunca me tinha ocorrido vir para aqui vender o meu "peixe", pois sou parceiro ENDESA (tenho comerciais, chefes de equipa e coordenadores a meu cargo), e uma coisa que os meus comerciais estão expressamente proibidos é o de fazer angariação de clientes aqui em blogs, facebook's, etc...
    Pois acho um serviço muito mau prestado ao cliente (como o que voce esta a prestar neste momento...
    Passo a explicar:
    Primeiro: Você é um comercial EDP Comercial (empresa privada, com capital maioritariamente chinês que nada tem a ver com a nossa antiga EDP Serviço Universal), em caso de ainda haver qualquer tipo de duvida nesse sentido, basta comparar uma factura da EDP Comercial e uma da EDP Serviço Universal e verifica que o contribuinte das mesmas são diferentes...

    Segundo: A EDP Comercial, nada tem a ver com a EDP Distribuição (empresa á qual você não esta ligado de forma nenhuma), a EDP Distribuição é a única empresa em Portugal (Informo que é uma empresa estatal, á qual as empresas privatizadas como a sua pagam a electricidade que os seus clientes consomem) que fornece Energia, faz a contagem aos clientes e é responsável por toda a assistência eléctrica ao cliente desde a rede eléctrica até ao contador do cliente (inclusive), do contador para dentro, a responsabilidade é do cliente ou da empresa que faça um contrato de assistência eléctrica com o cliente (como é o caso da ENDESA).

    Terceiro: em relação a parte da sua empresa e todas as outras so fazerem facturação, tem toda a razão, no entanto gostava que me explicasse qual a sua moral para estar para ai a falar das outras empresas, quando a sua da 1% de desconto na potencia aos clientes, 2% se fizerem debito directo e 3% de desconto se fizerem debito directo e factura electrónica (estas percentagens de desconto vc's só aplicam na potencia (salvo raríssimas excepções), enquanto que a ENDESA (por exemplo) aplica 15% de desconto na potencia eléctrica (facto esse que é confirmado telefonicamente com o cliente e com gravação da chamada).

    Quarto: Ninguem comparou as outras empresas com a EDP Comercial???
    Acho que vc anda um bocadinho mal informado, ou se calhar, quem lhe deu formação não lhe deu essas comparações (por motivos óbvios e já explicados acima). No entanto, isso não é desculpa para vc não se informar correctamente do produto que tem em mãos, pois como comercial, vc tem a obrigação moral de se informar correctamente daquilo que está a "vender" aos seus clientes...

    Quinto: Os outros comerciais dizem que tem de mudar porque tem de mudar? Então e vc's??? Farto-me de receber queixas diariamente de vc's a dizer o mesmo, com uma agravante, que o cliente vai a loja pagar a factura e eles la metem la um contrato a frente para eles mudarem da EDP Universal para a EDP Comercial e quando o cliente pergunta o que é aquilo, eles respondem que é uma simples actualização por causa do novo nome da Empresa...
    Como??? Novo nome da empresa??? Caro Nelson, onde estão os escrúpulos destes actos???

    Sexto: Sim, tem toda a razão, existem bons e maus comerciais em todo o lado, e também sei que a vida de comercial, é uma vida de "cão", muito difícil, muito ingrata e muito mal compreendida, mas isso não lhes dá o direito de "pintar" a manta como lhes apetece, pois isso é que dá o mau nome aos comerciais (profissão que eu defendo com unhas e dentes) e em consequência a Empresa que os mesmos representam...

    Por isso mesmo Nelson, seria leviano da minha parte, deixar que vc viesse para aqui vender o seu peixe desta forma...
    Venda o seu produto da forma correcta, com a informação correcta e com a ética correcta, pois quando atiramos pedras para o telhado do vizinho, temos de ter cuidado, pois o nosso vizinho, também la pode ter pedras e nos termos demasiados telhados de vidro, que nos destroem o nosso telhado por completo...
    DICA DE UM COMERCIAL QUE JÁ ANDA HÁ MUITOS ANOS A VIRAR FRANGOS
    (se é que me fiz entender)
    hehehehe
    grande abraço "colega" e boas vendas...
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Este Rui é um charlatão e é bem conhecido na zona dele por isso mesmo. Nao lhe dêm conversa, ele gosta é disso. Digam-lhe para ele ir tirar o 12º ano que ele fica todo ofendido (não chegou lá coitadinho).
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    Um charlatão e bem conhecido na minha zona???
    O amigo deve estar a confundir-me com algum familiar seu que o anda a alimentar.
    Com respeito a minha escolaridade, mais uma vez o amigo deve estar a fazer confusão consigo ou com algum familiar seu.
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Que eu saiba nao sou teu familiar.
    E trato-te por tu porque é assim que falo contigo das poucas vezes que o tenho de fazer.
    Por isso meu amigo, ta é caladinho porque se eu começo aqui a dizer a tua vida perdes logo o pio todo.
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    De facto não és da minha família, porque se fosses não me chamavas de charlatão. Pois na minha família não há charlatões.
    Com respeito ao que escreveste, 1. Não vejo motivos para estar calado, 2. Acho melhor usar um corrector ortográfico para não estar a dizer asneiras, principalmente quando diz (erradamente) que não tenho o 12 ano.
    E o tratar-me por "tu", é um previlegio que apenas os meus amigos teem.
    E os meus amigos tem a coragem e o carácter de se identificar quando falam comigo. Portanto não é o seu caso.
    Já para não falar que os meus amigos são pessoas educadas, o que também não é o seu caso.
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Ve la se queres que comece pelos problemas que tiveste com as financas, seu charlatao barato. Olha que eu começando nao vou parar. Sei muito mais do que tu pensas, seu charlatão.
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    Financas???
    O amigo deve estar equivocado na pessoa.
    Mas porque está com medo de se identificar???
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Se ainda nao disse nada foi por respeito à tua familia. Nao tem culpa de ter saido uma pessoa como tu da mistura entre o ADN de 2 pessoas ate tao serias. Sim porque tu felizmente és a excepção da familia.

    Segue os bons exemplos em teu redor e deixa de ter a mania que és superior aos outros. Ja tiveste os teus problemas. Honra a tua familia com mais humildade.
    Nao sou teu amigo directo nao, mas sou de alguem muito proximo de ti. Sei o suficiente para nao querer partilhar oxigenio contigo.

    Passar bem Rui. Passar bem.
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    Então? Perdeu o pio?
    Agora que isto estava a começar a ter piada... 😂😂😂
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Tu queres é atenção, seu charlatão.
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    Ahhhhhh...
    Já estava com saudades suas...
    😂😂😂😂😂
    Vc não tem vergonha de ser um covarde infeliz que nem coragem para se identificar tem?
    A esconder-se atrás de um nick que nem um parasita a esconder-se no seu hospedeiro?
    Coitado. Tenho pena de si...
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Parasita? Que eu saiba foste tu que andaste a viver à pala dos outros ha 4 anos. Ve la se queres que te relembre de quem te deu de comer, seu charlatão.
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    Eu a viver a conta de outros???
    Hahahahaha
    Esta novela mexicana está cada vez melhor...
    😂😂😂😂😂
    Ainda não faço a menor ideia do que está a falar, e muito menos de quem está a falar...
    Mas deve ser alguém muito aziado e muito covarde mesmo. Para ter medo de se identificar até aqui, imagino só na vida real...
    😂😂😂😂😂
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Entao desce, se queres te armar em homem, vamos ver.
    Tou no cafe. Eu gravo para postar aqui o video do nosso encontro.

    Ja sei, nao podes descer porque um cliente ou um processo.
    Além de charlatão és covarde. Covarde e Charlatão.
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    Descer? Descer para onde???
    Mas vc está bem???
    Amigo, agora a sério, vc definitivamente enganou-se na pessoa...
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Rui agora que me enervaste vais descer. JÁ.
    Tou aqui no cafe a tua espera a falar com a Ana.
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    Mas qual Ana???
    Já que vc diz que me conhece, porque não me liga? Se não tem saldo, pode dar-me o seu número que eu ligo.
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Isso querias tu, o meu numero. Para me impigires eletricidade espanhola. Eu so compro Portugues, nao sou como tu seu charlatão.

    Que Ana achas que é, Rui? Conheces assim tantas?
    Desce, tamos a espera. Entao onde está o corajoso?
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    Ó palhaço, como queres que vá ter contigo, se não faço a menor ideia de onde estás???
    Se soubesse, podes ter a certeza que ias engolir essas palavras todas.
    Mas tu não passas de uma grande bosta que nem a coragem de dizer o nome tem.
    E não faço ideia nenhuma de que Ana estás a falar.
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Senhoras e senhores, apresento-vos o verdadeiro Rui Duarte.
    Ves como acabaste por voltar a ti mesmo... ate a maneira de falar volta às origens.
    Estas no caminho certo para ser mais humilde. Se tu mesmo!

    PS: Nao vais descer pois nao?
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    Parvalhao, queres que eu desça para ontem?!?
    Diz-me onde estás. E não digas que estás no café ao pé de minha casa, porque isso é mentira.
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Pareces muito exaltado.
    Quando te acalmares falamos.
  • Sem imagem de perfil

    Rui Duarte

    04.07.16

    Por aí se vê o espécime que vc é.
    Nem se identifica como homem, nem fala quem é.
    Não me chateie mais
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex

    04.07.16

    Mau... ja estivemos a falar melhor.
    Se é assim entao desce que eu tou na pizzaria agora.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.