Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Melhor Amiga da Barbie

28
Nov13

Estou irritada com a ENDESA.

Ana Gomes

Tenho muitas dúvidas que este post, como qualquer outro vá mudar o que quer que seja. 

 

 

Mas se alguém desse lado estiver a "ler" pelo menos terá aqui um exemplo e poderá ponderar antes de decidir. 

 

Sou a favor da concorrência, acho extremamente eficaz para o consumidor que as empresas se vejam desafiadas a melhorar, a adaptar e a tentar fazer sempre mais e melhor. 

Facto que provavelmente não seria tão evidente caso não existissem entidades que prestassem um serviço similar.

 

E foi por isto que no dia em que recebi uma chamada da Endesa me senti tentada a mudar de "cobrador", nem uma hora depois do contacto telefónico lá estava o senhor da Endesa com a papelada toda para eu assinar e com um mundo de vantagens, na verdade era só uma e a que mais me interessava : preços competitivos e uma factura mais baixa do que a tinha com a EDP. 

 

Nunca tive o sistema "bi-horário" porque sempre tive horários rotativos que não tornavam previsível quando ia estar em casa e quando compensaria usar essa politica. E nesse caso a transição para a Endesa foi automática. 

 

Como vivo sozinha e tenho acesso à minha conta online, sempre que recebo uma conta para pagar abro imediatamente a carta e liquido a factura. É a única forma de não me baralhar entre as centenas de coisas que tenho para fazer. As mesmas coisas que me ocupam a cabeça e me impedem de me lembrar se algum dos serviços contratados não me mandaram uma conta para pagar. 

 

Hoje cheguei a casa e não consegui acender a luz das escadas, pensei que a lampada se tinha fundido, liguei a lanterna do telemóvel.. e quando ia subir as escadas a minha vizinha de baixo vem à porta e diz que deixou entrar um senhor no prédio que ia ligar a minha luz. 

 

Ligar?! Subi o resto das escadas e percebi que não tinha luz em casa. Liguei para a Endesa e resumindo uma longa história, tinha uma factura em falta - de MAIO! - tinham-me enviado uma carta em Julho a avisar que me iam cortar a luz - que naturalmente não recebi... - e hoje decidiram agir. 

Solução? Não tinham. Eu teria de fazer um contrato com uma nova operadora. 

 

Eu cheguei a casa eram 10 da noite, as duas operadoras alternativas estão fechadas. Ainda consigo falar com a EDP que me diz que se liquidar a factura da Endesa, eles podem pedir a reabertura do processo e vai lá o piquete a casa resolver o assunto ainda hoje. 

 

Respiro de alivio e volto a ligar para a Endesa. Dizem-me que é mentira. Que não podem fazer nada disso. 

 

O resultado é óbvio : estou sem electricidade em casa, precisava de internet e do computador para trabalhar, e de água quente para tomar um banho. Tenho um frigorifico e um congelador com imensa comida a estragar-se. 

Electricidade só amanhã, SE conseguir activar um contrato já que a escritura da casa não está em meu nome, nem comigo.

 

Pergunto-me, e perguntei umas 10 vezes ao telefone : 

 

- Se têm o meu contacto, porque não me ligam a dizer que me vão cortar a luz? Já que foi tão fácil e tão imediato no dia em que ligaram para assinar contrato... 

- Se me vão cortar a luz e dizem que me enviaram uma carta, não deveriam fazê-lo por correio registado para estarem cientes de que eu sabia? ( resposta - não podemos mandar cartas registadas às centenas de clientes que temos ). 

- Que racionalidade está por trás da cabeça brilhante que analisa as facturas e percebe que paguei TODOS os meses até Maio, e TODOS os meses depois de Maio, e se não paguei Maio... terá de haver uma explicação! ( resposta : nenhuma empresa quer ter clientes que não paguem as contas...) A SÉRIO!?

- A Endesa defende-se dizendo que não é um distribuidor de luz, é apenas uma empresa que cobra um serviço... E nesse sentido não me pode activar novamente a electricidade. Pergunto : Mas não foram vocês que mandaram vir cá cortar a luz? Respondem-me : Sim! 

- Se podem mandar cortar... não podem mandar activar?! 

- E não seria mais prático colocar o valor em falta numa nova factura? Ou seja em junho colocar o valor em falta referente a Maio? Resposta : Não fazemos isso... 

 

Em que mundo é que estas pessoas vivem? A sério... Como é óbvio nenhuma empresa quer clientes que não paguem. Mas eu não paguei uma conta, um mês, sem qualquer historial de incumprimento... e hoje acharam que era um bom dia para me cortar a luz? 

 

É óbvio que estou lixada. Que não vou nunca compreender o que se passa na cabeça destas pessoas. E que claro que eles estão protegidos por um contrato cheio de alíneas, que no meio disto tudo ainda vou ter de pagar a factura de Maio, e já que neste momento em relação ao meu caso não há nada a fazer... 

 

Pelo menos fica o aviso para quando tiverem de considerar uma hipótese. 

 

Mil vezes NÃO à Endesa. Assim não. Concorrência sempre... mas que valha a pena! 

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Rui Antonio Duarte 11.03.2015 22:16

    Caro Nelson, por acaso nunca me tinha ocorrido vir para aqui vender o meu "peixe", pois sou parceiro ENDESA (tenho comerciais, chefes de equipa e coordenadores a meu cargo), e uma coisa que os meus comerciais estão expressamente proibidos é o de fazer angariação de clientes aqui em blogs, facebook's, etc...
    Pois acho um serviço muito mau prestado ao cliente (como o que voce esta a prestar neste momento...
    Passo a explicar:
    Primeiro: Você é um comercial EDP Comercial (empresa privada, com capital maioritariamente chinês que nada tem a ver com a nossa antiga EDP Serviço Universal), em caso de ainda haver qualquer tipo de duvida nesse sentido, basta comparar uma factura da EDP Comercial e uma da EDP Serviço Universal e verifica que o contribuinte das mesmas são diferentes...

    Segundo: A EDP Comercial, nada tem a ver com a EDP Distribuição (empresa á qual você não esta ligado de forma nenhuma), a EDP Distribuição é a única empresa em Portugal (Informo que é uma empresa estatal, á qual as empresas privatizadas como a sua pagam a electricidade que os seus clientes consomem) que fornece Energia, faz a contagem aos clientes e é responsável por toda a assistência eléctrica ao cliente desde a rede eléctrica até ao contador do cliente (inclusive), do contador para dentro, a responsabilidade é do cliente ou da empresa que faça um contrato de assistência eléctrica com o cliente (como é o caso da ENDESA).

    Terceiro: em relação a parte da sua empresa e todas as outras so fazerem facturação, tem toda a razão, no entanto gostava que me explicasse qual a sua moral para estar para ai a falar das outras empresas, quando a sua da 1% de desconto na potencia aos clientes, 2% se fizerem debito directo e 3% de desconto se fizerem debito directo e factura electrónica (estas percentagens de desconto vc's só aplicam na potencia (salvo raríssimas excepções), enquanto que a ENDESA (por exemplo) aplica 15% de desconto na potencia eléctrica (facto esse que é confirmado telefonicamente com o cliente e com gravação da chamada).

    Quarto: Ninguem comparou as outras empresas com a EDP Comercial???
    Acho que vc anda um bocadinho mal informado, ou se calhar, quem lhe deu formação não lhe deu essas comparações (por motivos óbvios e já explicados acima). No entanto, isso não é desculpa para vc não se informar correctamente do produto que tem em mãos, pois como comercial, vc tem a obrigação moral de se informar correctamente daquilo que está a "vender" aos seus clientes...

    Quinto: Os outros comerciais dizem que tem de mudar porque tem de mudar? Então e vc's??? Farto-me de receber queixas diariamente de vc's a dizer o mesmo, com uma agravante, que o cliente vai a loja pagar a factura e eles la metem la um contrato a frente para eles mudarem da EDP Universal para a EDP Comercial e quando o cliente pergunta o que é aquilo, eles respondem que é uma simples actualização por causa do novo nome da Empresa...
    Como??? Novo nome da empresa??? Caro Nelson, onde estão os escrúpulos destes actos???

    Sexto: Sim, tem toda a razão, existem bons e maus comerciais em todo o lado, e também sei que a vida de comercial, é uma vida de "cão", muito difícil, muito ingrata e muito mal compreendida, mas isso não lhes dá o direito de "pintar" a manta como lhes apetece, pois isso é que dá o mau nome aos comerciais (profissão que eu defendo com unhas e dentes) e em consequência a Empresa que os mesmos representam...

    Por isso mesmo Nelson, seria leviano da minha parte, deixar que vc viesse para aqui vender o seu peixe desta forma...
    Venda o seu produto da forma correcta, com a informação correcta e com a ética correcta, pois quando atiramos pedras para o telhado do vizinho, temos de ter cuidado, pois o nosso vizinho, também la pode ter pedras e nos termos demasiados telhados de vidro, que nos destroem o nosso telhado por completo...
    DICA DE UM COMERCIAL QUE JÁ ANDA HÁ MUITOS ANOS A VIRAR FRANGOS
    (se é que me fiz entender)
    hehehehe
    grande abraço "colega" e boas vendas...
  • Sem imagem de perfil

    KnifeHex 04.07.2016 12:08

    Este Rui é um charlatão e é bem conhecido na zona dele por isso mesmo. Nao lhe dêm conversa, ele gosta é disso. Digam-lhe para ele ir tirar o 12º ano que ele fica todo ofendido (não chegou lá coitadinho).
  • Comentar:

    De
    Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.
    Comentário
    Máximo de 4300 caracteres
    Inserir emoticons

    PUB

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Playlist Spotify

    Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2015
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2014
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2013
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2012
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2011
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2010
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D